Publicidade

Navegando pelas tempestades: Lições valiosas para investidores

Tempo de leitura: ‍

Imagens Canva

Em momentos de crise, a melhor decisão muitas vezes é não fazer nada. Contudo, sabemos que em meio às tempestades do mercado o pensamento de vender ações por conta do temor causado por fortes quedas acontecem. Assim, entre as lições valiosas para investidores, destaco que o fato de resistir ao impulso de vender no pânico é vital. Em vez disso, sente-se “em cima da mão”, evitando decisões precipitadas.

Para aqueles com capital disponível, isto é, dinheiro reservado para momentos extremos, enfrentar quedas acentuadas com a estratégia de “comprar baixo” pode ser uma oportunidade. Entre as famosas frases de Warren Buffett, lembro aqui o conselho sobre comprar ações quando todos estão em pânico, destacando a importância de manter a calma em meio ao caos do mercado.

Lições valiosas na prática

Dessa forma, ter ações menos suscetíveis às oscilações do mercado é uma prática defensiva e você deviria considerar até em mercados de alta. Assim, em situações de volatilidade extrema (algo difícil de antecipar) não será pego tão despreparado. Esses ativos não seguem o padrão de quedas acentuadas, proporcionando uma camada de proteção ao portfólio.

Portanto, ressaltando a relevância da diversificação, incorporando ativos que se mostram resilientes em períodos turbulentos. O monitoramento constante do mercado é essencial, mas é crucial não se deixar levar pelo desespero causado por notícias momentâneas.

No cenário de alta incerteza, investidores prudentes aplicam essas lições para manter a estabilidade e identificar oportunidades estratégicas. Se você busca por soluções específicas posso ajudar com a construção de uma estratégia personalizada. Encarar as tempestades do mercado com sabedoria e resiliência é o caminho para atravessar as adversidades e construir um portfólio robusto a longo prazo.

Na busca das principais recomendações para investir sugiro o espaço exclusivo no Clube AcionistaFaça o cadastro gratuito e comece agora a explorar as oportunidades.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui

Publicidade
Gustavo Guerses

Gustavo Guerses

Especialista em Investimentos e Gestão CEA; CFG e CGA pela Anbima, Corretor de Capitalização Seguros e Previdência pela ENS, Promotor de Crédito e Correspondente no País pela ANEPS e Conselheiro do Portal Acionista. Buscando melhorar os seus investimentos? Contato WhatsApp.
Wealth Manager CEA CEA
Gustavo Guerses

Gustavo Guerses

Especialista em Investimentos e Gestão CEA; CFG e CGA pela Anbima, Corretor de Capitalização Seguros e Previdência pela ENS, Promotor de Crédito e Correspondente no País pela ANEPS e Conselheiro do Portal Acionista. Buscando melhorar os seus investimentos? Contato WhatsApp.
Wealth Manager CEA CEA

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

Começar a investir para melhorar o bem-estar financeiro

Começar a investir pode parecer complicado, mas com um pouquinho de conhecimento e confiança, você pode conquistar seus objetivos financeiros. É como iniciar algum esporte ou introduzir um novo hábito: quanto mais você investe, mais perto fica de alcançar seus sonhos. Investindo com a Lei dos Grandes Números A Lei

Regras de remuneração da poupança hoje

Conforme a legislação atual, especificada pelo Banco Central do Brasil, a remuneração da poupança é composta de duas parcelas. Que são: Primeiramente, a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial (TR). Calculado diariamente com base nas taxas médias praticadas entre os investidores que negociam títulos públicos prefixados (LTN). Além da remuneração

Ricos, sábios e felizes: Livro para buscar a liberdade financeira

Você almeja liberdade financeira enquanto busca propósito e realização? Descubra as lições inestimáveis com o livro Ricos, sábios e felizes. Os princípios de Charlie Munger, Howard Marks, John Bogle e outros grandes investidores para ser bem-sucedido nos negócios e na vida, guiado pelos mestres dos investimentos. Conforme William Green, renomado

Mais lidas

ESPERE! Antes de sair...

Aproveite a oportunidade que não pode ser deixada para depois.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.