Publicidade
Publicidade
Publicidade

Não confunda CRI e CRA com LCI e LCA

Data da publicação

Administrador, Especialista em Investimentos Anbima- CEA®, colaborador e conselheiro no Portal Acionista.

Data da publicação

Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), são títulos de renda fixa com vencimentos de longo prazo e isentos de imposto de renda para a pessoa física.

O investidor neste ramo está financiando projetos imobiliários ou do agronegócio em troca de rendimentos. Ou seja, está comprando um direito de receber em data futura o valor aplicado mais um taxa no vencimento do papel.

Os títulos são emitidos através de uma securitizadora, responsável por conceder o crédito para o empreendimento imobiliário ou para a produção rural. Assim alavancando o setor e transformando o crédito em forma de título de renda fixa.

CRI x LCI

O CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) é um título emitido para captar recursos para o setor imobiliário. Portanto é um instrumento para a captação de recursos para financiar transações do mercado imobiliário.

A diferença entre CRI e LCI está em quem emite, pois o CRI é emitido por uma securitizadora e a LCI é emitida por uma instituição financeira.

Quem investe em LCI tem a garantia do FGC, até R$ 250 mil por CPF. Já quem investe em CRI, não possui a garantia.

Portanto o CRI funciona basicamente como um empréstimo feito pelo investidor ao mercado imobiliário.

CRA x LCA

O CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) é um título emitido para captar recursos para o setor do agronegócio, sendo esta a principal diferença entre CRI e CRA.

Ou seja, captam dinheiro para o agronegócio de forma muito parecido com a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), contudo um é emitido por uma instituição securitizadora (o CRA) e o outro é emitido por uma instituição financeira (LCA) com garantia do FGC.

Para investir neste tipo de aplicação é preciso conhecer muito bem o pacote de CRA (da mesma forma com os CRIs). 

Como analisar um CRI ou CRA

Antes de investir é sempre muito importante conhecer onde se está aplicando o dinheiro, no caso dos CRIs e CRAs não é diferente. Portanto considere alguns pontos para observar na hora de escolher o investimento:

Emissor: observe quem emite o pacote de dívidas.

Rating: saiba qual a nota de crédito do investimento. As agências classificadores de risco divulgam a avaliação de qualidade de crédito do emissor e sua capacidade de honrar as obrigações financeiras.

Rentabilidade: observe a relação risco e retorno do investimento.

Prazo de Vencimento: esteja ciente do vencimento para garantir o dinheiro aplicado até o fim do prazo.


ENTENDA MAIS SOBRE INVESTIMENTOS

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne conteúdos exclusivos para ajudar quem quer entender melhor sobre o mundo dos investimentos. Trilhas educativas para você tirar as principais dúvidas e descobrir como potencializar seus rendimentos. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode entender mais sobre o mercado com os conteúdos diários do Portal Acionista.

Autor

Administrador, Especialista em Investimentos Anbima- CEA®, colaborador e conselheiro no Portal Acionista.

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

RADAR PROVENTOS

Saiba em primeira mão as próximas empresas que entrarão em EX.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.