Mulheres em Ação

Mulheres em Ação no Mercado Financeiro

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Tire dúvidas sobre investimentos

Receba notícias pelo Telegram

Num passado não tão distante, muitas mulheres não tinham acesso a ter conta bancária, pois só o patriarca cuidava das finanças da casa. Até 1962, por exemplo, mulheres não tinham acesso a CPF próprio. A elas cabiam o cuidado com os filhos e o lar. As lutas foram muitas.  Buscando melhores condições de vida e trabalho, depois a busca pelo direito ao voto, pelo reconhecimento profissional e muitas outras até os dias atuais.

O Censo de 2018 realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) revelou que 71,3% das matriculas em curso de graduação são de mulheres. Ainda que elas só ocupassem cerca de 45% das vagas de emprego registrados no país até o final de 2019. Essas mesmas mulheres recebiam remuneração 20% menor que os homens na mesma posição.

Tendo em vista a busca pela equidade de gênero, o mercado financeiro é um espaço também para as mulheres. O número de brasileiras que investem na bolsa de valores triplicou de 2015 a 2019 segundo dados da B3 (bolsa de valores brasileira). Contudo, ainda há muito o que evoluir, pois os homens continuam sendo a maioria dos investidores, respondendo por mais de 75% do total das pessoas físicas.

Nós mulheres temos uma rotina incrivelmente desafiadora. A carreira, a casa, os filhos, os estudos. Muitas vezes precisamos cumprir horários alternativos para darmos conta de tudo. Mas, ainda assim temos foco e dedicação para com as nossas escolhas.

“Ao contrário do que alguns analistas costumam apontar, mulher não é mais conservadora, apenas precisa sentir confiança para começar a investir. Uma decisão que passa por conhecimento, organização e controle das contas.” – Sandra Blanco (Estrategista Chefe em uma plataforma de investimentos).

Em 2017, um levantamento realizado pela DSOP Educação Financeira mostrou que as mulheres já são maioria entre os participantes de cursos de educação financeira — representando, em média, 58% dos inscritos. Um indicativo relevante que mostra como nós mulheres temos nos empenhado em aprender a administrar nossos recursos financeiros.

Saber administrar o próprio dinheiro e entender como esse ato trás liberdade é um divisor de águas na vida de qualquer mulher. E não é apenas sobre conseguir controlar as contas, montar um orçamento e segui-lo. É encontrar liberdade e paz na busca pela sustentabilidade financeira!

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Newsletter Mulheres em Ação

Cadastre-se e receba semanalmente as novidades da página e dicas de conteúdos exclusivos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia também

Destaque da Bolsa

Mulheres em Ação

Se inscreva para ser notificado quando um novo post for publicado.

Além de diversos conteúdos do mercado financeiro em um lugar para você ler, comparar e decidir.

Conheça o Painel Acionista: em um só lugar tudo o que você precisa saber sobre investimentos