Publicidade
Publicidade

Mulheres em Ação

Mulher contemporânea: 5 passos para conseguir poupar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Multitarefas, esse é o nosso sinônimo na atualidade. Mulher, mãe (ou não), dona de casa (como somos comumente chamadas), muitas vezes professora dos filhos, provedora do lar, estudante, profissional, empreendedora….

É assim que a maioria de nós vive hoje, tendo que se equilibrar na corda bamba da vida diariamente. Muitas vezes sobrecarregadas e sem tempo, ainda vivemos a cobrança de uma sociedade desigual.

Publicidade

As oportunidades para lucrar com proventos todos os meses

Nós estudamos mais, trabalhamos mais horas por dia quando levamos em consideração os afazeres domésticos, porém temos uma remuneração menor quando comparada aos homens, estatisticamente falando com base na última PNAD Contínua do IBGE.

Publicidade




Como mulher e diante de todo esse cenário, quais caminhos percorrer para estruturar a vida financeira e conseguir poupar?

Publicidade

Combine análises, day trade, swing trade e muito mais

Por vezes a mulher tem assumido o papel de provedora do lar, tendo que arcar com a responsabilidade de sustentar a casa sozinha, ou ainda assumir boa parte das despesas. O que ouço muito na minha trajetória de educadora financeira é a clássica frase: ” o que ganho mal dá para pagar as contas, como vou conseguir poupar?”

Essa é a realidade de muitas jovens mulheres hoje. De acordo com a FGV Social, em média, a renda das jovens mulheres caiu 20% em 2020. As jovens de baixa renda perderam 30,6% da renda. Ou seja, as moças pobres e negras perderam mais do que todas.

Algumas medidas sociais precisam ser adotadas com urgência, sem dúvida. Mas, nós também precisamos tomar decisões para transformar nossa realidade financeira e conseguir poupar.

No meu Guia Básico da Mulher Investidora tem muito conteúdo para organizar a vida financeira, chegar ao poupar e ingressar no mundo dos investimentos.

Vou dividir alguns deles com vocês:

  • Quando paramos de sonhar as nossas vidas ficam vazias, sem propósitos e muitas vezes sem sentido. Então, meu primeiro ensinamento é despertar os sonhos que existem dentro de cada um de nós. Pode ser num pedaço de papel, numa agenda, mural ou até na porta da geladeira. Comece a anotar seus sonhos, metas, objetivos, propósitos, como você queira chamar.
  • Planejamento é essencial. Agora, de forma prática, anote todos os gastos, classifique-os, analise-os. Ache oportunidades para diminui-los. Envolva a família nesse projeto.
  • Defina um valor mensal para guardar. Pode ser que nesse momento você não possa poupar nada e não tem problema. Organizar as contas e pagar as dívidas já é um excelente começo. Afinal, todo projeto começa com um plano. Construa o seu e siga.
  • Agora chegou o momento de investir. Lembre-se que para se tornar uma mulher investidora você não precisa de muito dinheiro, precisa sim conhecer os investimentos onde vai colocar o que poupa.
  • Busque sempre por conhecimento, ele é o nosso maior investimento. Pesquise, estude, conheça opções para investir seu dinheiro de forma a potencializá-lo e iniciar a construção da sua independência financeira.

Nada é fácil, mas tudo é possível. Acredite e ponha a mão na massa!

Até Breve!

Juliana Barbosa

Juliana Barbosa

Juliana Barbosa é Economista e Educadora Financeira. Especialista em Finanças Empresariais, Gestão Bancária e Gestão Empresarial. Membro da ABEFIN – Associação Brasileira de Educadores Financeiros. Sócia-Diretora da Cifrão Educação Financeira. Franqueada Dsop de Educação Financeira.Instagram |Podcast

Newsletter Mulheres em Ação

Cadastre-se e receba semanalmente as novidades da página e dicas de conteúdos exclusivos.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Você como Acionista, consome da
empresa que investe?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Parabéns!
Cupom de Desconto Descoberto!

Cupom: BEMVINDO10

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.