Publicidade
Publicidade

Mulheres em Ação

Mulher – Como fortalecer sua autoestima financeira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

A relação da mulher e o dinheiro ao longo da história traz à tona grandes desafios. Uns já superados outros, porém, têm muito o que avançar. Para entender melhor esse cenário, vamos voltar algumas décadas no tempo. Até o início dos anos 60 as mulheres só poderiam trabalhar fora de casa, aceitar o recebimento de uma herança ou abrir conta em bancos se tivessem a autorização do marido, conforme Código Civil de 1.916. Felizmente, depois de muitas lutas e conquistas, a Lei 4.121/62 ampliou os direitos femininos.

Essas mudanças são relativamente recentes e a geração de nossas mães e avós vêm de uma submissão à figura masculina em diversos aspectos, mas sobretudo na vida financeira. Foi somente na década de 60 que elas puderam ter CPF próprio e a possibilidade de se bancarizarem, tornando-se responsáveis por seus próprios recursos financeiros.

Publicidade

Os ativos mais recomendados e vantajosos no mercado imobiliário

Os espaços hoje ocupados por mulheres já mostram grandes avanços. As mulheres ocupam postos nos grandes tribunais, em ministérios, na gestão de grandes empresas, pilotam jatos, comandam tropas, perfuram poços de petróleo. As mulheres são realmente fortes. São mães, chefes de família, empreendedoras. Mas quando o assunto é administrar seus próprios recursos, a grande maioria deixa muito a desejar. Isso acontece com frequência e está diretamente relacionado a Autoestima Financeira.

Publicidade




Por autoestima entende-se: Qualidade de quem se valoriza, está satisfeito com seu modo de ser, com sua forma de pensar, expressando confiança em suas ações e opiniões. Logo, a autoestima financeira é a confiança para lidar com o próprio dinheiro. Mas essa confiança não cresceu na mesma proporção dos avanços das conquistas femininas.

Publicidade

Combine análises, day trade, swing trade e muito mais

Muitas mulheres ainda consideram complexo gerir seu próprio dinheiro e assim continuam mantendo um elo de dependência em relação aos homens. Mas para virar esse jogo é preciso encarar de frente essa situação, pois mudar é preciso e necessário.

Fotos: Karolina Grabowska – Pexels

Listei aqui seis atitudes para te ajudar a fortalecer a Autoestima Financeira:

1 – Despertar

O primeiro passo é enxergar esse elo de dependência em relação aos homens. Perceber como essa relação vem lá de trás, de uma cultura que não é mais a nossa. E despertar para a necessidade de se tornar protagonista da sua própria história financeira.

2 – Diferenciar

O que é sonho, do que é necessidade do que é desejo momentâneo. O mais importante é estabelecer seus sonhos e objetivos. Onde você quer chegar? O que você quer realizar? E nessa caminhada saber diferenciar de fato o que é importante para você. Entenda as razões e sentimentos que estão por trás de suas atitudes em relação ao dinheiro. Observe se elas refletem, de fato, as suas prioridades.

3 – Modificar

Muitas vezes somos levadas por nossos comportamentos automáticos. Por isso mudá-los é fundamental. Comece cortando gastos desnecessários, analise seu estilo/padrão de vida e perceba onde você pode economizar. Mudando hábitos você encontrará oportunidades para poupar.

4 – Planejar

Gerar, economizar e acumular renda. Tire uma fotografia real de tudo que você ganha e do que gasta. Elabore um orçamento para materializar todas essas informações. Você pode utilizar planilhas, anotar em um caderno ou ainda ter um aplicativo de gestão no celular. Tudo isso para melhorar seu desempenho financeiro.

5 – Guardar

Uma boa gestão financeira não se resume somente a controlar os gastos e poupar. Mas, acima de tudo gerir os seus recursos de forma eficiente, é fazer com que seu dinheiro poupado não pare de crescer. Comece a investir, não importa a quantia, mas sim a frequência. Logo se tornará um bom hábito em sua vida.

5 – Realizar

Faça acontecer, escolha o destino que você quer ter e não pare. Mês a mês corrija o percurso, se for preciso mude a rota. Ao longo do tempo você verá os resultados dessa mudança em sua vida financeira e colherá bons frutos.

Fortaleça a sua autoestima financeira, aprenda cada vez mais e tome as melhores decisões!

Até Breve!

Juliana Barbosa

Juliana Barbosa

Juliana Barbosa é Economista e Educadora Financeira. Especialista em Finanças Empresariais, Gestão Bancária e Gestão Empresarial. Membro da ABEFIN – Associação Brasileira de Educadores Financeiros. Sócia-Diretora da Cifrão Educação Financeira. Franqueada Dsop de Educação Financeira.Instagram |Podcast

Newsletter Mulheres em Ação

Cadastre-se e receba semanalmente as novidades da página e dicas de conteúdos exclusivos.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Consumir da empresa que você é
Acionista auxilia nos seus rendimentos?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Parabéns!
Cupom de Desconto Descoberto!

Cupom: BEMVINDO10

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.