Mudança climática é risco para EUA e o mundo, mas traz oportunidades, diz Yellen

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
A secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, alertou nesta sexta-feira para os riscos das mudanças climáticas para o mundo, mas também enfatizou “as oportunidades” de negócios que o combate ao problema pode gerar. Durante evento da Bloomberg, Yellen destacou o papel importante o setor privado para fazer os investimentos com esse fim.

 

Yellen também ressaltou o papel da política tributária para incentivar essas mudanças. Como exemplo, ela afirmou que o governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, almeja “acabar com subsídios” no setor de combustíveis fósseis – ela não citou prazos para isso.

 

Na avaliação de Yellen, “há uma proliferação de esforços internacionais” na busca por investimentos sustentáveis, no quadro atual.

 

Também presente no evento virtual, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, elogiou a postura do novo governo americano, na semana em que este organiza um encontro de cúpula climático. “Só posso celebrar o fato de que os EUA estão de volta” na questão ambiental, comentou.

 

Na avaliação de Lagarde, ainda é preciso avançar mais na questão das informações, a fim de permitir avanços nos investimentos na luta contra a mudança climática.

 

Ela comentou que não há definições exatas para o que seria um “investimento verde” ou um “nem tão verde”, nem uma exatidão sobre os custos das emissões. Segundo ela, o BCE tem tentado avançar nessa questão da mudança climática, em seus trabalhos.

 

Já a comissária europeia para Estabilidade Financeira, Mairead McGuinness, defendeu que as empresas e governos deem o mesmo peso a informações sobre sustentabilidade que já dão a métricas financeiras consagradas, em suas decisões.

 

Ela comentou o esforço dentro da União Europeia para buscar uma resposta conjunta à questão ambiental. “Estamos todos indo na direção correta”, avaliou ela, ao falar sobre a postura do mundo sobre o tema, neste momento. “Vemos gargalos, mas também soluções”, afirmou.


Como podemos ajudar você?

Em nosso canal do Telegram você receberá as principais notícias que movimentam o mercado.

Na área O que comprar você acompanha diversas sugestões e atualizações.

Em nossas Assinaturas você pode conferir diversas recomendações, análises e conteúdos exclusivos.

Receba conteúdos diariamente por e-mail

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

"O Estado de S. Paulo" é o mais antigo dos jornais da cidade de São Paulo ainda em circulação . Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez "A Província de S. Paulo" - seu nome original.

Você pode se interessar por

Publicidade

Receba notícias pelo Telegram

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Fique por dentro

Se inscreva para ser notificado quando um novo post for publicado.

Além de diversos conteúdos do mercado financeiro em um lugar para você ler, comparar e decidir.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.