Movimento do comércio recua 0,3% em outubro, diz Boa Vista

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Tire dúvidas sobre investimentos

Receba notícias pelo Telegram

O movimento do comércio recuou em outubro, de acordo com levantamento realizado pela Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil registrou uma queda de 0,3% em outubro na comparação mensal dessazonalizada.

Na avaliação acumulada em 12 meses, o indicador apresenta retração de 6,1%.

No acumulado do ano a queda é de 7,9% contra o mesmo período do ano passado. Já em relação ao mesmo mês de 2019, o varejo caiu 8,4%.

Dentro dos setores considerados pela pesquisa, o segmento de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou retração de 2,2% em outubro, descontados os efeitos sazonais. Já nos dados sem ajuste sazonal, o segmento intensificou seu ritmo de queda na análise acumulada em 12 meses, registrando variação de -17,5%.

A atividade de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” registrou variação de -0,8% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses foi de 0,5% em relação ao ano anterior.

Já a categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 2,3% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Nos dados acumulados dos últimos 12 meses houve alta de 5,7%.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” apresentou elevação de 1,8% em outubro considerando dados dessazonalizados, enquanto, na série sem ajuste, a variação acumulada foi de – 13,7%.

O resultado negativo do indicador vem após cinco meses de alta. De acordo com a Boa Vista, podem ter contribuído para o resultado negativo do levantamento a desaceleração no ritmo de recuperação observado desde maio com os estímulos e as medidas de combate à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

A análise é de que a tendência de queda na curva de longo prazo do indicador seja revertida apenas no ano que vem, com a retomada mais clara da atividade econômica impulsionada pela chegada já esperada de uma vacina eficaz no combate ao coronavírus.

O levantamento é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia também

Conheça o Painel Acionista: em um só lugar tudo o que você precisa saber sobre investimentos