Bottom line:

  • A confiança do consumidor medido pela Universidade de Michigan subiu para 81.2 na leitura preliminar de outubro (esperado: 80.5; anterior: 80.4).
  • Relevantemente, houve aumento na expectativa de vitória de Biden entre todos os pesquisasdos se comparado ao período julho-setembro (pergunta extra adicionada ao survey). 
  • A passagem da incerteza com a eleição deveria ser net positivo para o índice, bem como a perspectiva de blue wave e seu impacto sobre a projeção de mais estímulo fiscal. Ainda assim, mantemos nosso pressuposto de trabalho que o fator COVID-19 (e a incerteza associada a causas/curas/trajetória da doença) seguirá como fator predominante sobre a dinâmica da confiança do consumidor no médio prazo.

Comentários:

A confiança do consumidor medido pela Universidade de Michigan subiu para 81.2 na leitura preliminar de outubro (esperado: 80.5; anterior: 80.4). A melhora no índice foi fruto de avanço na parte das expectativas acima do esperado, enquanto as condições correntes caíram (ante expectativa de avanço).

A melhora nas expectativas foi causada pela expectativa de aumento da renda ao longo do próximo ano e também a perspectiva mais disseminada que a melhora na renda irá superar o avanço da inflação. Ao mesmo tempo, a perspectiva de perda de trabalho seguiu na tendência decrescente observada ao longo dos últimos três meses. A percepção para a economia nacional ao longo do próximo ano também avançou.

Em termos de expectativa de inflação, vemos novo avanço na expectativa de um ano, enquanto a média de 5-10 anos cai 0.3% para 2.4%.

Apesar da melhora observada ao longo das últimas quatro leituras, o índice de confiança do consumidor permanece consideravelmente abaixo do que prevalecia pré-crise (fev/2020: 101).

A passagem da incerteza com a eleição deveria ser net positivo para o índice, bem como a perspectiva de blue wave e seu impacto sobre a projeção de mais estímulo fiscal. Ainda assim, mantemos nosso pressuposto de trabalho que o fator COVID-19 (e a incerteza associada a causas/curas/trajetória da doença) seguirá como fator predominante sobre a dinâmica da confiança do consumidor no médio prazo.

Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis