Bottom line:

  • O PIB do terceiro trimestre nos EUA teve a maior variação já registrada, avançando 33.1% (qoq anualizado) de acordo com a leitura inicial. Esta leitura segue a maior queda já registrada do mesmo indicador (-31.4% no segundo trimestre). O número foi maior do que o esperado pelo mercado (32.1%).
  • O indicador mostra em larga escala a normalização da atividade após o relaxamento dos protocolos de distanciamento social que impactaram o final do primeiro trimestre e o segundo trimestre.

Comentários:

O PIB do terceiro trimestre nos EUA teve a maior variação já registrada, avançando 33.1% (qoq anualizado) de acordo com a leitura inicial. Esta leitura segue a maior queda já registrada do mesmo indicador (-31.4% no segundo trimestre). O número foi maior do que o esperado pelo mercado (32.1%).

Pela ótica da demanda, consumo e investimento e contribuíram positivamente com o PIB (25.27% e 11.58%, respectivamente), enquanto exportações líquidas e consumo do governo contribuíram negativamente (-3.09% e -4.5%, respectivamente).

Chama atenção o avanço na parte de estoques que contribuiu 6.62% com o headline, enquanto fixed investments contribuíram 4.96%. Soma-se ainda que o destaque para contribuição negativa de investimento em estruturas (-0.43%) e propriedade intelectual (-0.03%).

Como esperado em relação à reabertura, o consumo foi puxado por todos os componentes, com destaque na parte de serviços para saúde e food services and accommodations (amplamente associado ao relaxamento dos protocolos de distanciamento social).

A queda nas exportações líquidas está relacionada ao crescimento maior das importações em ritmo maior do que as exportações (contribuição de -7.99% vs 4.90%, respectivamente).

final sales to private domestic purchasers, boa métrica para a absorção doméstica, avançou 38.1% (QoQ anualizado) após a queda de 32.4% no trimestre anterior.

Finalmente, as notícias em relação a preços vieram abaixo do esperado pelo mercado. O PCE Core (que ajuda a informar a inflação PCE de setembro) teve leitura de 3.5% vs. 4% esperado para o trimestre. O movimento é de normalização do índice e expectativa à frente que permaneça abaixo da meta do FED (na métrica YoY) sem pressões significativas.

Em suma, o índice mostra em larga escala a normalização da atividade após o relaxamento dos protocolos de distanciamento social que impactaram o final do primeiro trimestre e o segundo trimestre.

Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis