As minutas do FOMC de dezembro não trouxeram informações significativas a respeito dos próximos passos de política monetária nos EUA.

Os comentários relacionados ao cenário econômico contemplam a dualidade de um curto prazo desafiador por conta do avanço do COVID-19, enquanto o longo prazo parece mais alentador por conta das vacinas.

Sobre inflação, o comitê destaca que o cenário benigno ao longo dos últimos meses, com menção a expectativa de que as pressões baixistas sobre os preços se dissipem ao longo do ano. Menciona-se também o aumento na quantidade de integrantes do FOMC que adicionaram ao SEP perspectiva de que a inflação fique acima de 2% em 2023.

O ponto central da discussão ficou em torno do guidance dado para a compra de títulos. Chama atenção o espaço discricionário dado para as condições que configurariam o progresso substancial em direção aos objetivos do FED.

Neste sentido, a formalização do guidance mantém a amplitude necessária para garantir mobilidade ao comitê caso haja convergência mais rápida ou mais devagar da inflação.

Em todo caso, as minutas confirmam que o FED manterá postura acomodativa por longo período de tempo. A perspectiva de mais estímulo fiscal pode reduzir a pressão por maior atuação pelo lado da política monetária no curto prazo, sugerindo manutenção da postura atual do FED.

Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis