EUA: Empire Manufacturing (julho)

  • O Empire Manufacturing de julho surpreendeu significativamente as expectativas do mercado com leitura em 17.2 (esperado: 10; anterior: -0.2). Esta é a maior leitura desde maio de 2019.
  • O período de coleta das informações foi entre dois e nove de julho. Ou seja, já contempla tanto grande parte de reabertura da região do FED de NY, como também a aceleração de casos de COVID que vemos na região do sun belt.
  • Por dentro do índice, vemos avanços relevantes new orders, shipments, number of employees e average workeek, que subiram 14.5, 15.2, 3.9 e 9.4 pontos para 13.9, 18.5, 0.4 e -2.6, respectivamente. 
  • Note-se que average workweek permanece em território negativo, ainda que significativamente melhor do que o registrado em abril, no auge da crise (-61. 6).
  • Em termos de expectativas, houve redução no forte número registrado no mês passado de 56.5 para 38.4. Ainda assim, o nível permanece elevado para padrões dos últimos anos, apesar de abaixo do que vigorou na recuperação da crise de 2008. As expectativas de CAPEX, no entanto, segue melhorando e registraram 9.1 após estar em 3.1 no mês passado.
  • Relevante notar que o índice voltou para território positivo após quatro meses de variação negativa. Ainda assim, dada a disparidade na evolução da pandemia do COVID-19 nos EUA e indicação de membros do FED sobre a perda de dinamismo econômico nas regiões mais afetadas, espera-se uma recuperação gradual da economia americana.

EUA: Industrial Production (junho)

  • A produção industrial dos EUA em junho surpreendeu positivamente as expectativas do mercado, com avanço de 5.4% no mês (esperado: 4.3%; anterior: 1.4%). A utilização da capacidade instalada ficou em 68.6% (esperado: 67.8%; anterior: 65.1%).
  • Excluindo-se a produção de veículos, o avanço do indicador foi mais modesto, com crescimento de 2.9% no mês ante 0.0% no mês passado.
  • Este item (veículos) foi o grande destaque por dentro do índice, crescendo 105% após registrar 120% no mês anterior. Note-se claramente o efeito base de comparação mensal atuando sobre o indicador.
  • Destaca-se também o grupamento de business equipment, avançando 11.8% no mês (puxado principalmente por equipamentos de informática e telecomunicação). 
  • A parte extrativa mineral registrou contração pelo quinto mês consecutivo, caindo -2.9% no mês.
  • Em termos de capacidade instalada, destaca-se que a evolução do índice de manufaturas exclusivamente avançou de 62.3% para 66.9%, mas permanece confortavelmente abaixo da faixa que vigorou ao longo da maior parte da última década (73.6-77.4%). 

Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis