A produção industrial de setembro do México veio abaixo da expectativa, mantendo cenário de deterioração da atividade. A atividade industrial contraiu 1.8% y/y, ante expectativa de -1.7%.

Quando ajustado para efeitos de calendário, a queda foi de 1.9% (comparado a -0.85% em agosto).

Na comparação mensal (ajustando para sazonalidade), houve estabilidade, frente a expectativa de que houvesse avanço de 0.3%. E, no ano, a queda acumulada é de 0.5%. Apenas construção mostra recuo no acumulado do ano (-10.5%), com mineração tendo conseguido reverter a queda nos últimos dois meses e manufatura mantendo o avanço observado no período recente.

Se em agosto tínhamos visto uma composição diferente da mostrada ao longo desse ano (em agosto, houve queda da produção industrial puxada por queda de manufatura e com melhora dos setores de mineração e construção), a leitura desse mês mostra uma reversão ao “normal”: manufatura segue avançando, puxada, em grande parte, pelos EUA, construção continua em franca deterioração (apesar da base fraca do final do ano passado, que começa a fazer efeito) e mineração mostra alguma estabilização, parando de piorar, embora ainda em patamar bastante deprimido. e modo geral, o cenário continua sendo extremamente desafiador para a indústria mexicana, especialmente se levarmos em consideração que uma possível desaceleração da atividade norte-americana pode adicionar pressão baixista no futuro.
Felipe Sichel
Estrategista do banco digital Modalmais

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis