Décio Bazin e o seu método para investir em dividendos, ainda é válido?

Décio Bazin escreveu em 1992 o livro “Faça Fortuna com Ações, Antes que Seja Tarde”, sendo este um dos melhores livros brasileiros sobre investimentos em dividendos já escrito.

No livro, o autor expôs o que ele considerava primordial para um bom investimento; ele acreditava que o preço de uma empresa deve ser consequência dos dividendos que ela paga.

Portanto, os três pontos principais que a empresa deve seguir para ser considerado um bom investimento segundo esse método são:

1 – Dividend Yield maior ou igual a 6%;

2 – Empresas que não possuem endividamento excessivo ou qualquer dado suspeito;

3 – Caso haja notícias negativas que possam afetar diretamente os resultados da empresa, se desfazer imediatamente das ações.

Os riscos do método Décio Bazin

decio - Décio Bazin e o seu método para investir em dividendos, ainda é válido?

Investir seguindo o método do Décio Bazin certamente é favorável e gera valor ao investidor no longo prazo, inclusive muito superior ao Ibovespa. Por outro lado, embora seja uma estratégia muito boa, nós do Acionista identificamos alguns pontos que o investidor deve ficar atento antes de seguir a estratégia ao pé da letra:

(1) Investimentos focados em dividendos com certeza é positivo, mas acreditamos que ao investir somente focando no Dividend Yield, várias oportunidades de excelentes empresas negociando a um preço descontado do seu valor ficariam de lado. Por exemplo, o investidor que estivesse focado somente no Yield, não conseguiria pegar empresas como Magazine Luiza e Sul America, que obtiveram enorme valorização.

(2) O livro foi escrito em 1992, portanto, não existiam mídias digitais como hoje e as notícias era bem mais fáceis de serem filtradas. Operar se baseando apenas em notícias não é recomendado, e inclusive se desfazer do papel por uma notícia ruim deve ser evitado, afinal isso gera destruição de valor no longo prazo. Nós do Acionista recomendamos sempre filtrar bem as notícias e analisar o quanto aquilo de fato impactaria no operacional da empresa.

(3) Olhar somente para o Dividend Yield pode ser algo perigoso, assim como analisar qualquer indicador sozinho traz grandes riscos para o investidor. Mas falaremos sobre os riscos do Dividend Yield no próximo post.

Portanto, o método utilizado por Décio Bazin com certeza é positivo e pode ser seguido para se obter retornos superiores ao Ibovespa, entretanto, recomendamos ficar atentos aos pontos destacados.

Nossa ação número 1 do ranking mensal de dividendos entra nos filtros do Bazin, e você pode conferir aqui.