O mercado sempre vai testar você, quedas virão, você sabe como lidar?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

“No pain, no gain”.

A caminhada até os acertos pode vir com vários tombos no meio. Se você quer ganhar dinheiro, tenha estômago para aguentar a hora ruim, pois o mercado irá testar você. Na hora de investir é fundamental estar ciente de que errar é normal, assim como, acertar e ter que lidar com momentos de quedas antes de ver seu investimento começar a entregar os lucros.

Portanto, de forma quase que insistente, defendemos um portfólio diversificado. Com estratégias sob viés de proteção e outras servindo de linha de frente para retornos maiores.

A questão aqui é: o que você faz quando o mercado testa você?

Ou seja, quando você vê a sua carteira perdendo valor por dias. Você é capaz de tolerar a volatilidade?

É nessas horas que quem não tolera a volatilidade sai do jogo e, normalmente, atua sempre no pior momento.

Então se você vai entrar na Bolsa, esteja preparado. Com um capital que possa ser usado para este fim e com a mentalidade ajustada, sabendo que o mercado irá testar você.

Por este motivo elencamos 2 pontos fundamentais para o bom investimento.

1- Entenda que as coisas demoram. Investimentos bons precisam de tempo para se materializar. Segundo Aswath Damodaran, o ato de investir é comprar algo por menos do que aquilo que vale. Portanto seguindo a tese, é coerente que se leve algum tempo para que o mercado veja que o preço do ativo está “errado” e o recoloque ao seu “preço-justo”.

2- A volatilidade é inevitável, em momentos de carteira no negativo não significa que a estratégia está errada. No curto prazo, os ativos se comportam de forma aleatória, essa flutuação precisa ser questionada se foi por motivo de preço ou de fundamento. Quando o preço cai e o fundamento segue igual (otimista), então é hora de comprar mais. Caso contrário, em mudanças de fundamentos, seja coerente em rever suas estratégias.

O mercado é simples, não significa que seja fácil. O bom investimento está acompanhado de uma carteira de investimento equilibrada, onde na linha de frente há um investidor que entende que a materialização dos lucros requer tempo. Por este motivo nós, o Acionista, aproximamos em Boletins, Fundos e Carteiras as opiniões de vários especialistas que estão entre diversas casas (corretoras, assets, gestores e casas de análise). Contribuindo para a criação de uma carteira sólida e com bons fundamentos.

Nossa principal sugestão quanto a isso é: se você vai seguir alguma carteira específica ou seguirá por conta própria usando algumas ideias externas, entenda os fundamentos dos ativos (escolha com critério e não como aposta) e não se esqueça que a concretização do esperado leva tempo.

Estamos em um momento de cautela, optar por posições de menor risco é uma forma prudente de atravessar este momento. Nunca foi tão importante a diversificação. Isto serve tanto para a composição de uma carteira de ações, como para um portfólio geral.

Portanto olhar com carinho as posições de juros longos e dólar estão fazendo todo o sentido para equilibrar com os ajustes de posições dos papéis em bolsa.


Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Conpartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Investimentos sobem 28,2% em maio ante abril, revela Ipea

Cosan avalia realizar oferta pública de ações

Genial Investimentos:Bolsas caem;dólar sobe com dado na Alemanha

SÃO PAULO – Estoque de 200 t de milho em Bernardino de Campos fomenta vendas do ProVB

Upside Investor: Internacionalmente mercados recuam

PF ataca quadrilha por fraude em auxílios e aposentadorias por invalidez

Leia também

Inspire-se. Aprenda. Invista.
Inscreva-se já, gratuitamente, para aproveitar 100% do que criamos para Você!