2 Coisas que Você Precisa Saber em um Mercado que Testa Você Todos os Dias

“No pain, no gain”.

A caminhada até os acertos pode vir com vários tombos no meio. Se você quer ganhar dinheiro, tenha estômago para aguentar a hora ruim, pois o mercado irá testar você. Na hora de investir é fundamental estar ciente de que errar é normal.

Portanto, de formar quase que insistente, defendemos um portfólio diversificado. Com estratégias sob viés de proteção e outras servindo de linha de frente para retornos maiores.

A questão aqui é: o que você faz quando o mercado testa você?

Ou seja, quando você vê a sua carteira perdendo valor por alguns dias. Você é capaz de tolerar a volatilidade?

Seguimos a mesma ideia do último artigo escrito pelo Acionista, que dá ênfase aos movimentos entre euforia e caos. É nessas horas que quem não tolera a volatilidade sai do jogo e, normalmente, atua sempre no pior momento.

Então se você vai entrar na Bolsa, esteja preparado. Com um capital que possa ser usado para este fim e com a mentalidade ajustada, sabendo que o mercado irá testar você.

Por este motivo elencamos 2 pontos fundamentais para o bom investimento.

1- Entenda que as coisas demoram. Investimentos bons precisam de tempo para se materializar. Segundo Aswath Damodaran, o ato de investir é comprar algo por menos do que aquilo que vale. Portanto seguindo a tese, é coerente que se leve algum tempo para que o mercado veja que o preço do ativo está “errado” e o recoloque ao seu “preço-justo”.

2- A volatilidade é inevitável, em momentos de carteira no negativo não significa que a estratégia está errada. No curto prazo, os ativos se comportam de forma aleatória, essa flutuação precisa ser questionada se foi por motivo de preço ou de fundamento. Quando o preço cai e o fundamento segue igual (otimista), então é hora de comprar mais. Caso contrário, em mudanças de fundamentos, seja coerente em rever suas estratégias.

O mercado é simples, não significa que seja fácil. O bom investimento está acompanhado de uma carteira de investimento equilibrada, onde na linha de frente há um investidor que entende que a materialização dos lucros requer tempo. Por este motivo nós (o Acionista) aproximamos no Foco no Mercado as opiniões de vários especialistas de mais de 10 corretoras e casas de análise. Contribuindo para uma criação de uma carteira sólida e com bons fundamentos.

Nossa principal sugestão quanto a isso é: se você vai seguir alguma carteira específica ou seguirá por conta própria usando algumas ideias externas, entenda os fundamentos dos ativos e não se esqueça que a concretização do esperado leva tempo.

FOCO NO MERCADO