O Mercado Livre comunicou, por meio de fato relevante, a aquisição na totalidade da plataforma de entrega de encomendas Kangu, por valor não revelado, que possui uma estrutura de aproximadamente 5 mil pontos da Kangu espalhados por 700 cidades no Brasil, além de México e Colômbia.
A Kangu, fundada em 2018, utiliza pequenas lojas de bairro como pontos de coleta e entrega de encomendas; o que amplia a rede logística sem a necessidade de depender de terceiros, como os Correios. Desde o ano passado, já tinha como parceiro o Mercado Livre, cuja demanda do e-commerce cresceu fortemente desde 2020, diante do isolamento imposto pela pandemia.
O Mercado Livre tem como objetivo com a aquisição, corrigir falhas que ficaram mais evidentes com o forte crescimento do e-commerce, como a entrega de encomendas em pontos alternativos, que também podem ser usados para coleta para atender um número crescente de vendedores locais.
“Além disso, esses pontos poderão ser usados para devolução de produtos, sem que os clientes precisem enfrentar filas nos Correios”; afirmou o diretor de Novos Negócios do Mercado Livre, Renato Pereira.
Impacto: Positivo. Vemos a aquisição como um importante passo para a melhora da malha logística do Mercado Livre; não só no Brasil, como em outros países relevantes para a empresa na América Latina; região que possui enorme potencial de crescimento de vendas online nos próximos anos.
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