Em 2019, o mercado de Fundos Imobiliários atingiu grandes marcas e passou a atrair cada vez mais novos investidores. Muitos dos investidores são provenientes da renda fixa, da poupança e demandam melhores rendimentos neste cenário de juros baixos.

No lado da oferta, os dados do segundo trimestre de 2019 apresentaram um aumento de 16% nas vendas do mercado imobiliário em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).

O mercado de FIIs teve sua participação no aumento das vendas de imóveis, de janeiro a novembro foram captados R$ 32,5 bilhões em novas emissões que tiveram como destino diversos empreendimentos e/ou ativos imobiliários.

Após um ano de avanços ainda lentos na economia, os números para 2020 são melhores, o que é visto com a projeção de crescimento do PIB em torno 2,3%. Algumas reformas como a administrativa e tributária, se aprovadas, tendem a colaborar com o ajuste das contas públicas e aceleram a velocidade de retomada da economia. Além disso, a taxa de desemprego, que está em 11,8%, também deve ser observada no ano que está por vir pois também é um dos motores do desenvolvimento.

Esperamos que o mercado imobiliário de São Paulo permaneça aquecido em 2020. Atualmente, observamos o grande crescimento da demanda e a entrada de novas empresas na região. No Rio de Janeiro, grandes companhias já começam a migração de seus escritórios para a área do Porto Maravilha, e acreditamos que essa localidade pode impulsionar o mercado imobiliário da cidade capturando novos investimentos devido a sua infraestrutura moderna e novos projetos de mobilidade urbana.

Além disso, os preços dos imóveis e dos aluguéis praticados em ambas as cidades devem ser revisados mediante ao momentum de mercado, muitos contratos foram firmados durante a recessão e encontram-se em valores mais baixos.

Também devemos observar com atenção o departamento varejista, dado que um maior nível de emprego e o consequente aumento no consumo das famílias impulsiona diretamente o volume de entregas e as vendas em shoppings. Nesse caso, os Fundos Logísticos e de Shoppings podem se beneficiar devido ao bom momento do setor.

Fonte: Sistema de Informação Imobiliária Latino-Americana (SiiLA), SindusCon-SP e Cushman & Wakefield, Boletim Focus.

Por: Ativa Investimentos
Ilan Arbetman, CNPI-P

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis