Publicidade

Mercado à vista na Bolsa de Valores: o que é e como funciona

Data da publicação

Categoria

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Categoria

Data da publicação

O mercado à vista é um dos tipo de mercado que você encontrará na Bolsa de Valores. Nele são efetuadas a compra e a venda das ações e dos títulos emitidos pelas empresas com liquidação em curtos períodos de tempo.

Atualmente, a liquidação na B3 (bolsa de valores do brasil) ocorre em dois dias úteis.

Mercado à vista na Bolsa

As negociações de ações no mercado à vista ocorrem através de lotes de ações, que são quantidades determinadas, podendo ser negociadas unitariamente ou em lote padrão de cem, mil ou até mais ações. A existência deste modelo é para facilitar o processo de negociação, no entanto, se você desejar, poderá usar uma quantidade particular pelo mercado fracionário (utilizando a letra “F” ao lado do código oficial).

Como comprar a mesma ação em lote ou em mercado fracionário? Veja abaixo:

Exemplo para comprar ações em lote (100 ações ou mais):

Empresa: Petrobras
Código: PETR4

Exemplo para comprar unitariamente no mercado fracionário (de 1 a 99 ações):

Empresa: Petrobras
Código: PETR4F

Por dentro do processo:

A negociação no mercado à vista pode ser observada através do tempo de cada etapa do processo de negociação. É comum a adoção do termo “D+0” para a data de realização do pregão eletrônico em que houve a negociação de compra ou venda. Na data “D+2”, isto é, dois dias após a negociação, a corretora intermediadora do processo de venda das ações entrega os títulos pelo sistema eletrônico, recebendo em troca um crédito correspondente ao valor dessa operação. Por outro lado, a corretora compradora recebe as ações nessa mesma data. Neste fluxo, há um débito em conta correspondente ao valor das ações.

Liquidação física e financeira

A liquidação física ocorre quando há transferência dos títulos negociados, enquanto a liquidação financeira é o termo adotado para a transferência de dinheiro.

Na hora de investir, lembre-se que o ganho líquido da operação é a diferença entre o valor de venda de algum ativo e o seu custo de aquisição.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Autor

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Informações + Recomendações de investimentos em um só lugar

Compartilhe esse post nas suas redes!

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

A conexão certa para seus investimentos

Diversas recomendações para você investir melhor!

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.