Publicidade

Mercado a termo na Bolsa de Valores: o que é e como funciona

Data da publicação

Categoria

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Categoria

Data da publicação

O mercado a termo na Bolsa de Valores permite que os investidores fixem o preço futuro dos ativos negociados entre duas partes. Basicamente, é utilizado como método de proteção contra oscilações de preços.

Neste mercado, os pagamentos são previamente estipulados para uma data predeterminada através de um contrato chamado termo, considerando que este não pode ser transferido para um terceiro. Esses contratos podem ser negociados diretamente entre as duas partes da transação, mas também entre intermediários (geralmente através de um banco).

Mercado a termo na Bolsa

No mercado brasileiro, os contratos a termo podem durar 30, 60, 90, 120, e 180 dias corridos, considerando que as transações nesta modalidade seja mediante um depósito de garantia junto a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia).

A garantia deste negócio pode ser apresentada a partir de duas formas: cobertura ou margem.

Por meio da cobertura, há necessidade de depositar o ativo junto à CBLC. Através da margem, é necessário que seja depositado o valor correspondente ao preço negociado pelo ativo, podendo consistir em outras ações e títulos autorizados pela CBLC.

O mercado a termo permite que o comprador adquira, no futuro, o ativo desejado pelo preço predeterminado, de modo que este seja isento de oscilações indesejadas no mercado.

No lado do comprado, essa proteção também ocorre, pois haverá uma garantia de venda do ativo por um preço predeterminado.

Portanto, no mercado a termo, ambos (o comprador e o vendedor) ficam isentos de oscilações que poderiam beneficiar uma das partes. Ou seja, trata-se de um instrumento normalmente utilizado para precaver contra riscos indesejáveis, abrindo mão de ganhos potenciais no período.

Outro mercado que adota uma lógica semelhante é o mercado futuro, confira por aqui.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Autor

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Informações + Recomendações de investimentos em um só lugar

Compartilhe esse post nas suas redes!

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

A conexão certa para seus investimentos

Diversas recomendações para você investir melhor!

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.