Setor de Saneamento: Novo marco regulatório ameaça companhias públicas do setor

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

Necton

O novo marco regulatório do saneamento, segundo estudo da consultoria Roland Berger, coloca em risco o contrato de 60% das companhias públicas do setor. Estas provavelmente não conseguirão comprovar sua capacidade econômico-financeira para universalizar seus serviços até 2033.

Com a nova lei, as empresas vão ter de provar sua capacidade para que, até dezembro de 2033; garantam atendimento de 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto. Em caso contrário, a companhia poderá perder o contrato com os municípios.

Os critérios para medir a capacidade de casa uma ainda não foram definidos, no entanto, a análise da consultoria conclui que a maioria das empresas não conseguiria atingir os requisitos, independentemente de qual for a métrica adotada, afirma Daniel Martins, sócio-diretor de energia e infraestrutura da Roland Berger.

Uma parte dessas empresas ainda conseguiria reverter a situação por meio de ganhos de eficiência e de um aumento nos níveis de endividamento, que ajudariam a comprovar uma maior capacidade de investir.

Impacto: Negativo. Os analistas da consultoria Roland Berger se questionam quanto à estruturação das licitações nos municípios; isto porque a nova legislação estimula a criação de blocos regionais que, na prática, podem enfrentar barreiras para serem criados. Ainda, existem dúvidas com relação ao ritmo que os projetos do setor virão ao mercado.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Publicidade

Leia também

Destaques da bolsa ativos durante o pregão - das 10h as 17h - Fonte: Google Finance - delay aprox. de 20 min.

*Dados inativos fora do horário do pregão.

Especial Resultados 3T20 já disponível

Confira os relatórios e comentários sobre o desempenho das empresas neste trimestre.

Garanta acesso a todos os conteúdos sobre os Resultados Trimestrais!

UTILIZE O CUPOM:

3T20