O Magazine Luiza mostrou forte crescimento na receita liquida do 2T20 e no acumulado do 1S20; acumulando R$ 10,8 bilhões no ano e manteve o mesmo nível de margem bruta (26,4% no 1S20). O EBITDA sofreu uma forte redução nos dois períodos comparativos, em razão da perda de vendas decorrente do fechamento temporário das lojas físicas, pesando sobre a margem Ebitda ajustada, que passou de 8,8% no 2T19 para 2,6% no 2T20. No 1S20, o EBITDA ajustado atingiu R$ 421,1 milhões, equivalente a uma margem de 3,9% O Ebitda sem ajustes somou R$ 476,4 milhões no 1S20, queda de 28,6%.

Pesaram sobre o resultado final, o aumento das despesas operacionais em razão da pandemia. As despesas com vendas no 2T20, totalizaram R$ 1,12 bilhão, equivalentes a 20,0% da receita líquida, 3,1 p.p. maior que no 2T19. A empresa optou por não fazer demissões no período e de não fechar permanentemente nenhuma unidade.

Para atenuar esse efeito, a Companhia reduziu os salários dos diretores e conselheiros, implementou a medida provisória 936; que permitiu a suspensão de contratos de trabalho e a redução de jornada e salários, e renegociou contratos de aluguel e de prestação de serviços.

No 1S20, as despesas com vendas totalizaram R$ 2.05 bilhões, equivalentes a 19,0% da receita líquida (+2,6 p.p. versus o 1S19).

Despesas Gerais e Administrativas – No 2T20, as despesas gerais e administrativas totalizaram R$ 182,0 milhões, equivalentes a 3,3% da receita líquida, uma redução de 0,3 p.p. em relação ao 2T19 devido, principalmente, ao forte crescimento das vendas e às diversas medidas de contenção de despesas implementadas pela Companhia. No 1S20, as despesas gerais e administrativas totalizaram R$ 376,6 milhões, equivalentes a 3,5% da receita líquida.

Perdas em Créditos de Liquidação Duvidosa As provisões para perdas em crédito de liquidação duvidosa totalizaram R$ 29,1 milhões no 2T20 e R$ 59,1 no 1S20.

Desempenho operacional – O Magalu encerrou o 2T20 com 1.157 lojas, sendo 910 convencionais, 195 virtuais, 51 quiosques (parceria com as Lojas Marisa) e o e-commerce. Nos últimos 12 meses, a Companhia abriu 172 novas lojas (19 na Região Sul, 64 no Sudeste, 26 no Centro Oeste, 14 no Nordeste e 49 no Norte). Da base total, 35% das lojas estão em processo maturação.

O marketplace foi o grande destaque do período, pelo crescimento inédito, acima de qualquer outro do mercado e também pela inclusão de mais de 6.000 sellers que, ao ligaram-se à plataforma da empresa, unindo seus estoques aos do Magalu e puderam acessar mais de 27 milhões de clientes ativos pelos nossos canais digitais.

O e-commerce cresceu 182%, atingindo R$ 6,7 bilhões e 78% das vendas totais.

Investimentos – No 2T20, os investimentos somaram R$ 69,5 milhões, incluindo a abertura de lojas, investimentos em tecnologia e logística. Em função da pandemia do covid-19, as novas lojas previstas para o 2T20; como as que serão inauguradas em Brasília e parte dos quiosques em parceria com as Lojas Marisa, foram postergadas para o 3T20. No 1S20, foram investidos R$ 174,9 milhões com foco nos mesmos segmentos (27% em novas lojas e 45% em tecnologia, 15 em logística e o saldo em outros.

Posição de caixa – Nos últimos 12 meses, a Companhia aumentou sua posição de caixa líquido ajustado em R$ 5,0 bilhões, passando de uma posição de caixa líquido ajustado de R$ 788,8 milhões em jun/19 para R$ 5,81 bilhões em jun/20, em função da geração de caixa da Companhia, dos investimentos e aquisições realizados, bem como da oferta subsequente de ações concluída em nov/19. A Companhia encerrou o trimestre com uma posição total de caixa de R$ 7,5 bilhões; considerando caixa e aplicações financeiras de R$ 3,0 bilhões mais R$ 4,5 bilhões em recebíveis de cartão de crédito.

Cenário positivo para o 2S20:

A companhia divulgou uma abertura das vendas mensais mostrando a curva de recuperação recente.

Para o 3T20, a expectativa é positiva considerando o otimismo em relação aos números registrados em julho. As vendas totais cresceram 82%. O e-commerce avançou 162%, com as vendas da Netshoes já na base de comparação. As vendas nas lojas físicas cresceram 10% no mês, quando comparadas a julho de 2019, mesmo com uma média de apenas 73% das lojas abertas.

Ontem a ação MGLU3 encerrou cotada a R$ 81,65 com alta de 71,5% no ano.

O valor de mercado é de R$ 132,2 bilhões.

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