Neste 12 de maio será celebrado o Dia das Mães, data que leva a refletir sobre como a maternidade pode impactar na vida profissional da mulher. Mas segundo uma pesquisa da FGV, esse cenário não parece tão promissor para as executivas. Isso porque, de acordo com o levantamento da instituição, 48% das mulheres ficam desempregadas até um ano após o parto. Para muitas empresas, a jornada de múltiplas funções que uma mãe exerce pode influenciar negativamente no seu desempenho profissional e no seu plano de carreira.

Para a especialista em carreira executiva e mãe de dois filhos, Patrícia Y Agopian (foto abaixo) “maternar” pode ser um impulsionador no desenvolvimento das soft skills – aquelas habilidades comportamentais que o indivíduo tem na condução de suas atividades. Qualificação essa que está na mira dos recrutadores. É o que aponta um levantamento feito pela ZipRecruite, onde 93% das empresas consideram que, durante um processo seletivo, as habilidades sociais são tão importantes quanto a formação técnica dos candidatos.  

“Quando a mulher se torna mãe, ela passa por tantas mudanças internas e externas durante o processo que as habilidades são desenvolvidas em tempo recorde e de forma mais intensa. Essas mulheres têm a necessidade de lidar com situações completamente novas, tornando-as mais resilientes, empáticas e preparadas para lidar com as adversidades. Além disso, ela ganha um forte motivo para fazer dar certo. Na intenção de proteger os filhos, ela se empenha em entregar o seu melhor para crescer na empresa”, explica Patricia Y. Agopian, que está à frente da Bússola Executiva, escola digital que já formou mais de 4 mil alunos que almejam um cargo em uma cadeira Executiva 30K+, com salários acima de R$30 mil.  

Diante desse cenário, Patricia aponta quais são as cinco principais soft skills desenvolvidas durante a maternidade que são indispensáveis para alavancar uma carreira executiva rumo ao cargo de C-Level: 

  1. Gestão de tempo: “Conciliar a rotina de um bebê recém-nascido com as outras atividades do dia a dia requerem muita organização e eficiência. Não há espaço para procrastinar ou perder tempo com questões desnecessárias. Na maternidade, as mães desenvolvem habilidades como atenção e cuidado em diferentes ações ao longo do dia”, explica a especialista em carreira. 
  1. Atenção aos detalhes: “No trabalho, as boas soluções chegam a partir da capacidade de analisar detalhadamente a situação. Ao maternar, um mesmo choro pode ser fome, sono ou cólica e elas têm a necessidade de desenvolver esse olhar apurado para entender caso a caso”, destaca Patricia. 
  1. Lidar com a pressão: “Em alguns momentos, a pressão é inevitável dentro do trabalho e profissionais que sabem lidar bem com momentos como esse se destacam. O segredo não é a habilidade de não se afetar em situações difíceis, mas a capacidade de conseguir controlar os sentimentos e seguir em frente. É o que as mães fazem todos os dias ao se depararem com situações que exigem ações rápidas e eficientes”, esclarece.
  1. Resiliência: “Ao lidar frequentemente com situações não planejadas, momentos de crise e alta tensão, ter resiliência é indispensável para não se perder e manter o equilíbrio emocional. Essa é uma das principais habilidades desenvolvidas na maternidade, quando as mães se veem em um papel de constante mudança e adaptação”, conta.
  1. Gestão de problemas complexos: “Em uma empresa, desafios de alta complexidade eventualmente podem surgir e os profissionais precisam ter a capacidade de pensar em soluções criativas, eficientes e práticas para solucionar aquele problema. Isso está diretamente relacionado à capacidade de inovação de uma mãe. Um bom exemplo é quando a criança chora por horas seguidas porque foi proibida de brincar com uma faca. A situação é corriqueira, mas exige muita criatividade para conseguir resolver com sucesso”, explica a especialista.

(Enviado por Broto Comunicação)

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis