O lucro líquido foi de R$ 9,4 milhões no 4T19, R$ 7,8 milhões abaixo do 4T18 em função principalmente da não utilização dos benefícios dos juros sobre capital próprio no ano de 2019.

Em 2019, o lucro líquido ficou em R$ 38,9 milhões, queda de 45,3% em relação a 2018 (R$ 71,1 milhões); reflexo do forte crescimento nos custos dos serviços prestados, (50,5% no 4T19 e 38,9% no ano). Além disso, as despesas de vendas e marketing e o resultado financeiro também pesaram sobre o resultado final da empresa.

No 4T19, a receita líquida cresceu 21,8% sobre o 4T18, somando R$ 221.8 milhões, com destaque para a receita de serviços (+94,5%). No ano, a receita liquida cresceu 15,0% somando R$ 788,2 milhões. Em 12 meses a receita de serviços cresceu 37,5%. Esses aumentos refletem em grande parte o maior número e porte de projetos de implantação no período; principalmente envolvendo novos clientes e as soluções de Linx Digital (OMS e plataforma de e-commerce).

O EBITDA somou R$ 54,9 milhões no 4T19 e R$ 200,8 milhões no ano, com boa evolução nos dois períodos comparativos registrando margem de 25,5% no ano acima dos 24,6% de 2018.

O caixa líquido da Companhia no 4T19 foi de R$ 560,9 milhões. Excluindo da dívida bruta o montante vinculado ao leasing, decorrente do IFRS16; e o earn-out líquido de contas a pagar por aquisições, o caixa líquido ajustado da Linx seria de R$ 735,1 milhões.

Destaques:

• A Linx comunicou ao mercado que tomou medidas preventivas em relação aos efeitos do coronavírus sobre suas operações, mas que é impossível mensurar as consequências. Colocou todos os colabores em home office;

• Programa de Recompra: em 9 de março, o Conselho de Administração da Linx aprovou a abertura do programa de recompra de ações com o objetivo de maximizar a geração de valor para o acionista, atender o exercício dos programas de ações diferidas e eventualmente programas de opções de compra de ações. A Linx poderá adquirir até 8,1 milhões de ações ordinárias até 9 de setembro de 2021;

• Aquisições: em fevereiro, a Linx celebrou a aquisição da Neemo, uma das pioneiras em soluções de delivery personalizado através da integração do aplicativo de delivery do estabelecimento e sua plataforma de e-commerce. Em janeiro, a Linx Pay celebrou a aquisição da PinPag, uma fintech especializada em meios eletrônicos de pagamento que oferece soluções personalizadas e disruptivas de parcelamento para o varejo;

• Ao final do 4T19, a Linx atingiu uma taxa de renovação de clientes de 99,1%. Adicionalmente, o maior cliente da Companhia representou 2,0% da receita recorrente e os 100 maiores representaram 22,9%. As altas taxas de renovação e a baixa concentração de clientes refletem a base ampla, diversificada e fiel da Linx.

A ação LINX3 encerrou cotada a R$ 19,48 com queda acumulada de 45,0% neste ano e 2,6% no último pregão.

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