A Lojas Americanas divulgou resultados ontem com o GMV total crescendo 18,4%, atingindo R$ 13,5 bilhões no 4T20.

As vendas 3P cresceram 31,0%, representando 60,9% do GMV online, devido e mudanças nos hábitos de consumo.

No 4T20, o lucro bruto teve um recuo de 2,1%. A margem bruta foi impactada pela maior penetração das vendas online e pelo ajuste de sortimento. Na visão consolidada, as despesas com vendas, gerais e administrativas aumentaram 32,1% no 4T20. Esse resultado é decorrente do aumento das despesas com vendas e de marketing da plataforma digital.

A margem EBITDA foi de 16,6%, queda de 3,6 p.p. em relação ao 4T19, devido à maior penetração das vendas online (66,1% do GMV no 4T20 vs 57,5% no o 4T19). O lucro líquido consolidado foi de R$ 394 milhões no ano, alta de 0,6%.

Devido ao aumento no número de casos de Covid-19 no país em dezembro, as vendas mesmas lojas apresentaram uma redução de -5,2% no 4T20.

A empresa expandiu o sortimento das plataformas para as categorias de bens essenciais e de alta frequência (limpeza, higiene, alimentos, bebidas e material esportivo). São 87,2 milhões de itens ofertados, um crescimento de 195%.

Iniciativas como as dos gerentes digitais, o programa de fidelidade da Americanas (frete grátis e outros benefícios) e parceria com a BR Distribuidora continuam evoluindo. No trimestre, 11,5% das entregas do Universo Americanas foram realizadas em até 3 horas.

Em 2020, os departamentos de Marcas Próprias das plataformas física e digital foram unificadas, visando ganhar mais relevância dentro do negócio. O número de marcas passou de 15 para 26, trazendo assim, novo sortimento e novas possibilidades de compra para o cliente.

Com o objetivo de reduzir a distância até o consumidor final e aumentar o número de cidades elegíveis para entregas em até 24 horas, a LET’s inaugurou 5 novos Fulfillment Centers em 2020, sendo 2 deles em novos estados: Distrito Federal e Espírito Santo.

A Ame, fintech e plataforma de negócios mobile do Universo Americanas, continua em rápido desenvolvimento, atingindo 17 milhões de downloads e 3 milhões de estabelecimentos conectados (off-us).

A ação LAME4 em 2021 teve uma queda de 5,5% vs 5,3% de queda do Ibovespa. Em 2020 a ação subiu 1,52% vs alta de 2,92% do Ibov.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis