As Lojas Americanas e a B2W celebraram acordo para a combinação operacional das duas empresas, com a cisão parcial dos ativos da Lojas Americanas que serão incorporados pela B2W. Após o acordo, 100% das operações das duas empresas passarão a ser desenvolvidas pela B2W, que passará a ser chamar Americanas S.A. (AMER3). O custo da cisão parcial da Lojas Americanas será de R$ 98,1 milhões.

Na operação, os acionistas de LAME3 e LAME4 receberão 0,18 ação de AMER3. As ações LAME3/LAME4 permanecerão como veículo de investimento. Em um segundo momento é esperado uma listagem nos EUA das ações da companhia.

Impacto: Positivo. A reestruturação do grupo é aguardada a algum tempo em função dos ganhos operacionais, principalmente em termos de unificação da estratégia e da tomada de decisão e além dos ganhos com a multicanalidade, grande diferencial da concorrente Magazine Luiza. Além disso, a B2W possui cerca de R$ 6,2 bilhões em créditos fiscais e tributários que poderiam ser utilizados mais rapidamente. Destacamos que a operação deve ser bem vista pelo mercado, mas ainda com um certo prazo para que as mudanças operacionais efetivamente aconteçam.

PLANNER: Lojas Americ (LAME3) e B2W Digital (BTOW3) assinam combinação de negócio e passarão a ser negociada com novo ticker (AMER3)

Em fato relevante divulgado ao mercado a Lojas Americanas informou sua combinação de negócio com a B2W, já aguardada pelo mercado. Os acionistas das duas empresas terão que aprovar a operação em assembleias marcadas para o dia 10 de junho. A reorganização da Lojas Americanas prevê listagem nos EUA em breve.

A B2W vai incorporar as Lojas Americanas, permitindo o aproveitamento de créditos socais acumulados ao longo de anos de prejuízo.

A incorporação não cria uma corporation com uma única classe de ações, dado que não envolve o CNPJ da Lojas Americanas, apenas seus ativos operacionais. A Lojas Americanas vai dividir suas 1.700 lojas físicas e sua participação na Ame Digital. Esses ativos serão vendidos para a B2W, agora com novo nome, Americanas, e negociará na Bolsa sob o ticker AMER3.

Com a cisão parcial e a incorporação dos ativos pela B2W, a participação da Lojas Americanas na B2W, a AMER3, hoje de 62,5%, cairá para 38,9%. Os acionistas de Lojas Americanas vão manter suas ações atuais e receber 0,18 ação da AMER3 para cada LAME3 e LAME4 que possuem. Já os acionistas de BTOW3 serão diluídos em 14 pontos percentuais, dado que a companhia emitirá novas ações para comprar os ativos da Lojas Americanas.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis