Publicidade
Publicidade
Publicidade

Juros mais altos não significam melhora rápida para bancos da Europa

Data da publicação

“O Estado de S. Paulo” é o mais antigo dos jornais da cidade de São Paulo ainda em circulação . Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez “A Província de S. Paulo” – seu nome original.

Data da publicação

O avanço dos juros não é a panaceia para os bancos europeus como poderiam pensar alguns, sendo necessária paciência para o setor. Ações de bancos da Europa se saem bem até agora neste ano, com altas de cerca de 6% mesmo diante de queda nos mercados em geral. Há expectativa por elevações de juros, embora com atraso na zona do euro em comparação com Reino Unido e Estados Unidos.

Com a alta de juros, os bancos tendem a elevar sua receita. Mas isso não é mais tão simples. As medidas de apoio financeiro extraordinárias adotadas em resposta à pandemia precisam ser retiradas, para que os retornos bancários se normalizem.

Publicidade

Em meio à crise de saúde, reguladores bancários europeus estabeleceram regras para garantir o bom funcionamento do “encanamento financeiro”, a fim de garantir que os bancos seguissem emprestando e mantendo colchões saudáveis de capital, com ajustes de taxas interbancárias, corte de exigências de capital e também veto a dividendos e bônus.

As medidas ajudaram a evitar uma crise no setor. Agora, é o momento de reduzir o apoio, gradualmente. Já foi retirada a proibição do retorno aos acionistas, o que deve gerar uma onda de recompras e dividendos neste ano.

O recuo em outras políticas, porém, deve demandar mais tempo, sendo difícil prever como o processo afetará os lucros bancários. Mais adiante, os juros mais altos devem significar lucros maiores para os bancos. No curto prazo, eles podem ter de se contentar com recompras de ações e distribuição de dividendos.

Autor

“O Estado de S. Paulo” é o mais antigo dos jornais da cidade de São Paulo ainda em circulação . Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez “A Província de S. Paulo” – seu nome original.

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.