Publicidade

Itaú (ITUB4): hora de comprar antes do 2T24?

Imagens Canva

O maior banco privado do Brasil, o Itaú (ITUB4), apresentou no 1T24 considerado positivo, com lucro líquido recorrente gerencial de R$ 9,77 bilhões, equivalente a um retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) de 21,9%. “As dinâmicas do resultado foram similares às dos trimestres imediatamente anteriores, guardadas algumas dinâmicas sazonais típicas do 1T, com o resultado favorecido por boa dinâmica de receitas conjugada a despesas com provisões menores e custos sob controle”, afirmam os analistas do BB Investimentos sobre a maior empresa da Itaúsa.

A ações do Itaú (ITUB4)

Para o BB, havia um sentimento que era o das ações do Itaú estarem caras, mas essa sensação está dando lugar à leitura de que o prêmio cada vez mais se justifica pela excelência e consistência das entregas. 

“Por conta disso, temos observado frequentes reprecificações da ação, algo que já havíamos inclusive antecipado no relatório do 4T23, e que imaginamos que deva ser a tônica enquanto durar o bom momento. Pela qualidade dos resultados e boa execução da estratégia, as ações do Itaú estão em nossa Carteira Fundamentalista desde outubro de 2022, e também foram nossas Top Picks tanto em 2023, quanto em 2024, com suas ações sendo destaque de performance”, comentam os analistas do BB.

Entretanto, na visão deles, o fraco crescimento da carteira de crédito no comparativo anual, é o reflexo ainda do momento de seletividade visto ao longo dos últimos trimestres, e deve deixar de ser a tônica este ano. 

“Com a inflexão da inadimplência de maneira mais pronunciada como temos visto não apenas no Itaú, mas em diversos representantes do setor, é provável que vejamos o banco com mais confiança para voltar a crescer de forma mais pujante, compensando com volumetria o enfraquecimento de margem que devemos ver nos trimestres vindouros, dado o ambiente de juros em queda.”

A Genial também é compradora, com preço-alvo de R$ 40,60. “O Itaú continua sendo nossa preferência no setor financeiro”, comentam os analistas ressaltando que  as ações do Itaú ainda estão sendo negociadas com um valuation atrativo, apresentando um P/L de 7,8x para 2024 e um P/VP de 1,6x em 2024, além de um dividend yield interessante de 7,8% para 2024, dado que o banco deve aumentar o payout esse ano para distribuir o excesso de capital que vem acumulado. “Somente neste trimestre, o Itaú adicionou 20 bps em capital principal organicamente.”

Acompanhe as recomendações Best in Class por aqui.

Publicidade

CONHEÇA A COBERTURA QUE VAI

AUMENTAR SEU DINHEIRO NOS INVESTIMENTOS

Agendas, Análises, Recomendações, Carteiras e muito mais!

Este post está disponível na íntegra no Clube.Acionista

Picture of Cátia Chagas

Cátia Chagas

Editora e produtora de Conteúdo do Portal Acionista e Clube. Foco em mercado de capitais; empresas e ESG. Atua também em Jornalismo de Produto (certificada pelo Knight Center for Journalism in the Americas). Jornalista graduada PUCRS; Especialização em Comunicação Política pela UNISC; MBA em Comunicação e Marketing para Mídias Sociais na Universidade Estácio de Sá; Especialização em Gestão e Governança Corporativa aplicada a práticas ESG. Com passagem pelos veículos G1RS; GZH e Grupo Sinos.
Picture of Cátia Chagas

Cátia Chagas

Editora e produtora de Conteúdo do Portal Acionista e Clube. Foco em mercado de capitais; empresas e ESG. Atua também em Jornalismo de Produto (certificada pelo Knight Center for Journalism in the Americas). Jornalista graduada PUCRS; Especialização em Comunicação Política pela UNISC; MBA em Comunicação e Marketing para Mídias Sociais na Universidade Estácio de Sá; Especialização em Gestão e Governança Corporativa aplicada a práticas ESG. Com passagem pelos veículos G1RS; GZH e Grupo Sinos.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria, quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. O conteúdo da publicação pode conter elementos de texto gerados por inteligencia artificial. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

Onde investir? Perspectivas e novidades para o segundo semestre

A segunda metade do ano inicia com a polarização das eleições municipais já ganhando espaço entre os políticos e a mídia, mas a campanha começa só em agosto. Na metade deste mês há expectativa de votação da Reforma Tributária que trará um novo capítulo para o Brasil, ainda não entendido

Ranking Bull Market: O Top10 das ações mais valorizadas

O Bull Market é um ranking gratuito para identificar as Top 10 empresas mais valorizadas desde suas mínimas. Dessa forma, consideramos o valor mínimo atingido no intervalo de 1 ano (52 semanas) em relação ao preço atual. Em suma, Bull Market é um termo utilizado por investidores de Bolsa de Valores.

Libere todas as recomendações para investir

Mais lidas

Agendas
Análises
Carteiras
Recomendações
Recomendações (IA)
Análises Técnicas
Análises Fundamentalistas
Filtro de Oportunidades

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.