O IRB divulgou um documento explicando as possíveis consequências nos seus resultados da Circular Susep 634, a qual regulamenta a Resolução CNSP nº 412. Segundo a companhia, essa circular define os parâmetros de cálculo sobre as provisões técnicas, ativos redutores da necessidade de cobertura das provisões técnicas, capital de risco baseado nos riscos de subscrição, de crédito, operacional e de mercado, patrimônio líquido ajustado, capital mínimo requerido, entre outros.

Entre as mudanças mais significativas da circular destaca-se a revogação da necessidade da margem de liquidez (20% do capital de risco); prevista para entrar em vigor no início de dezembro deste ano. Ela prevê que as empresas possam definir internamente mecanismo de gestão e mensuração de risco de liquidez e documentá-lo em política.

“Especificamente com relação ao IRB Brasil RE, ao se utilizar como base as demonstrações financeiras encerradas em 31 de março de 2021, o requerimento regulatório seria reduzido em no máximo R$ 345 milhões, e, em consequência, a melhora da suficiência de liquidez regulatória ocorrerá a partir de dezembro de 2021. Neste aspecto específico não haverá efeitos diretos no resultado econômico da companhia”.

Outra mudança é a possibilidade de redução da necessidade de cobertura das provisões técnicas dos recursos dados em garantia das operações internacionais.

“Este poderá ser um redutor da necessidade de cobertura de provisões técnicas, devendo o valor máximo da redução se limitar ao valor do passivo a ser coberto com ativos admitidos pelo regulador. Com relação à companhia e considerando as demonstrações financeiras encerradas em 31 de março de 2021; pode-se observar um montante em conta corrente remunerada em dólar junto a instituições financeiras internacionais (Collateral de Stand-by Letter of Credit) de R$ 752 milhões”.

Impacto: Positivo. Com a nova norma da Susep, o IRB poderá reduzir suas provisões, o que pode diminuir a pressão de seu resultado financeiro.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis