Publicidade
Publicidade

IPO — Como Saber Se Vale A Pena Investir No Lançamento De Ações Na Bolsa?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Initial Public Offering, ou apenas a sigla IPO, significa, em português, Oferta Pública Inicial. Essa é uma forma de as grandes empresas abrirem parte do seu capital para os acionistas do mercado financeiro. 

Existe muita dúvida se vale a pena ou não investir nesses ativos, pois, como as corporações são recém-chegadas na Bolsa de Valores, não é possível avaliar o seu histórico. 

Publicidade

Acesse todas as carteiras, além de agendas e análises de mercado completas

Para te ajudar com isso, nós vamos te ensinar o que é preciso considerar para chegar a essa resposta. Leia o artigo para entender melhor!

Publicidade




Como saber se vale a pena comprar ações de um IPO?

Um dos grandes motivos pelos quais as empresas fazem IPO é para conseguir captar mais recursos para fazer o seu negócio crescer. Ou, até mesmo, para sanar dívidas. Mas será que vale a pena investir nesses ativos nesses momentos?

Publicidade

Combine análises, day trade, swing trade e muito mais

Um estudo feito pela Economatica mostrou que, das 113 empresas que entraram na Bolsa, desde 2004, 72 delas deram aos seus investidores retornos maiores do que o Ibovespa, depois de dois meses da oferta inicial.

Mesmo esses dados sendo otimistas, eles não são suficientes para guiar a sua tomada de decisão, pois vários outros fatores podem interferir no desempenho de uma empresa na Bolsa de Valores. 

Por isso, separamos algumas medidas para descobrir se vale a pena, ou não, investir na estreia das ações. 

1. Faça uma análise do momento econômico

Entender como está o contexto econômico da empresa na qual você deseja investir é ainda mais importante quando se trata de um IPO, já que não é possível ter dados mais aprofundados de como ela estaria no mercado de capital aberto. 

Por isso, se pergunte:

O segmento da companhia está em expansão ou retração? Quais são as oportunidades e os riscos da área em que a empresa atua? Como o setor em que ela está inserida reage às oscilações econômicas?

2. Entenda porque a empresa está fazendo um IPO

As empresas podem abrir o seu capital por diversos motivos. Pode ser para captar recursos para investir nela mesma e expandir a operação ou para aumentar o seu capital e reduzir o endividamento. Há aquelas que abrem capital apenas para sanar dívidas — essas são consideradas as mais perigosas. 

O mais interessante aqui é investir naquelas que desejam crescer. 

3. Estude o histórico da empresa

É fundamental saber se a empresa que está estreando na Bolsa é consistente e séria. Isso você pode descobrir com o prospecto que elas divulgam na abertura do seu capital.

4. Procure saber a opinião de especialistas do mercado financeiro

Saber qual a recomendação de quem atua no mercado financeiro é muito importante para tomar uma decisão bem embasada. 

Para isso, você pode assinar a série High Alfa da Levante, que conta com a maior cobertura de IPOs do mercado e com a indicação de opções das ações para aumentar a chance de ganhos e minimizar os riscos da sua carteira. Conheça já!


Quer conhecer mais a Levante?

A Levante está aqui para empoderar você na construção do seu patrimônio e na realização dos seus maiores sonhos. O foco é ajudar a investir de forma eficiente e descomplicada, bem longe das armadilhas tão comuns do mercado financeiro.

Por isso, os especialistas da Levante trabalham duro para escolher as melhores ideias de investimentos para facilitar a realização dos seus sonhos.

Conheça as principais Assinaturas da Levante, por aqui.


Veja mais:

LUCROS ALTOS E AÇÕES BARATAS. Confira o relatório gratuito, por aqui.

O que fazer para não perder dinheiro na bolsa. Confira o relatório gratuito, por aqui.

Vale a pena investir nas ações da Via (VIIA3)? Confira o relatório, por aqui.

Levante

Levante

A Levante Ideias de Investimentos é uma casa de análises que ajuda pessoas a investirem de forma eficiente e descomplicada, bem longe das armadilhas tão comuns do mercado financeiro. Conheça os conteúdos da casa de análise em www.levanteideias.com.br

Publicidade

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Participe do Telegram Acionista!

Receba informações do mercado financeiro gratuitamente.

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.