INPC – o que é e como funciona o indicador?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Tire dúvidas sobre investimentos

Receba notícias pelo Telegram

Guide

Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é usado para observar os movimentos da inflação. Conhecer os índices econômicos pode ajudar muito na hora de investir. Seja para calcular a rentabilidade ou para usar como dado de avaliação do investimento.

Para o investidor, tal dado, serve para acompanhar se o rendimento do investimento realmente está em linha com a evolução econômica – em relação ao aumento dos preços dos produtos e serviços do país -. Assim como, para estipular uma rentabilidade mínima necessária para não deixar que o futuro investimentos renda abaixo da inflação, mas sim, que ao menos supere o aumento contínuo dos preços.

INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor

A base de cálculo está em relação ao preço médio necessário para comprar um conjunto de bens de consumo e serviços num país, comparando com períodos anteriores.

Portanto, este índice contempla as famílias com rendimentos mensais entre 1 (um) e 5 (cinco) salários mínimos, praticamente 50% da população brasileira, cuja pessoa de referência é assalariada e reside nas áreas urbanas das regiões de cobertura. Que são: regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, municípios de Goiânia e Campo Grande, além do Distrito Federal.

O índice é calculado pelo IBGE entre os dias 1 e 30 de cada mês. Inicialmente o indicador foi criado para orientar os reajustes de salários dos trabalhadores, com o objetivo de corrigir o poder de compra dos salários das variações dos preços da cesta de consumo da população assalariada de menor rendimento.

Acompanhar os indicadores econômico e compreender sua importância ajuda a escolher o melhor investimento. Pois um rendimento que esteja valorizando acima da inflação é garantia de que seu dinheiro não perderá poder de compra com o tempo.

Acompanhe os indicadores econômicos por aqui.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia também

Leia também

Conheça o Painel Acionista: em um só lugar tudo o que você precisa saber sobre investimentos