Publicidade
Publicidade

Indústria de fundos ganha mais de 900 mil novos cotistas no 3T21

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
      economatica                
Indústria de fundos ganha mais de 900 mil novos cotistas no 3º trimestre de 2021.       O levantamento foi elaborado com base nas informações disponibilizadas pelos gestores na CVM e ANBIMA.

Para o desenvolvimento desta análise foram considerados os fundos de ações, renda fixa, multimercados, cambiais, previdência e fundos imobiliários e que estivessem presentes no mercado desde 30 de julho de 2021 até 30 de setembro de 2021, de modo que os fundos criados após esta data ou que encerraram antes de 31 de dezembro não compuseram a amostra.

Ressalta-se a possibilidade de haver alguma dupla contagem, uma vez que não foram excluídos os fundos master da amostra, no entanto, considerando que os fundos master têm pouco cotistas, o desvio da amostra tende a ser pequeno.

Ademais, é preciso ainda ressaltar que muitos CPF’ s são cotistas de mais de um fundo, assim um único investidor pode estar listado em diversos fundos.


No final de junho de 2021 a quantidade de cotistas da amostra foi de 28,3 milhões contra 29,2 milhões no final de setembro de 2021, apresentando crescimento de 3,2%. O maior crescimento percentual é dos fundos de ETF’s, que no período registram crescimento de 7,3%, seguidos pelos fundos multimercados, com crescimento de 4,2%, fundos de renda fixa com aumento de 2,6% e os fundos de ações que apresentaram 0,6% de crescimento.

Os fundos cambiais e de previdência registram queda de -4,8% e -0,2%, respectivamente.

Nominalmente, os fundos imobiliários têm o maior crescimento no 3º trimestre com aumento de 404 mil cotistas, em junho apresentavam 5,5 milhões contra 5,9 milhões de cotistas no final de setembro. Os fundos de renda fixa apresentaram o segundo maior crescimento nominal, com aumento de 208 mil cotistas no trimestre. Os fundos de ações fecharam o 3º trimestre com crescimento de 7,2 milhões de cotistas.
                   
Grandes bancos vs Gestores independentes        
Para o levantamento, os seguintes bancos foram considerados como grandes bancos ou bancos de varejo: o Bradesco, CEF, Santander, ItauUnibanco e Banco do Brasil. Este conjunto fecha o 3º trimestre com 15,64 milhões de cotistas, o que representa crescimento de 1,0% com relação a junho.

As demais gestoras da indústria registram crescimento de 760 mil cotistas no 3 trimestre, fechando com 13,63 milhões de cotistas, representando um crescimento de 5,9% no trimestre.
                   
Gestores com maior crescimento de quantidade de cotistas no 3º trimestre de 2021        
Listamos a seguir os 20 gestores que apresentaram os maiores crescimentos na quantidade de cotistas na indústria de fundos, considerando todos os tipos de fundos definidos na pesquisa. A lista é liderada pela Caixa Econômica Federal, que no 3º trimestre registra crescimento de 87.274 seguida pela Xp Allocation Asset Management Ltda, com crescimento de 68.896 e Bram S.A. DTVM com crescimento de 43.157 cotistas no trimestre.
                    Gestores que mais perdem cotistas no 3º trimestre de 2.021        
A lista é liderada pelo BB Gestão de Recursos Dtvm S.A que perdeu 49.553 cotistas no trimestre, seguido pelo ARX Investimentos Ltda com recuo de 41.335 e Icatu Vanguarda Ges de Rec Ltda com queda de 7.075 cotistas.

Onze gestores perdem mais de mil cotistas, e quatorze mais de 100 cotistas em queda, na tabela listamos somente nove gestoras da amostra.
                    Gestores de fundos de ações com maior crescimento de quantidade de cotistas no 3º trimestre de 2021        
A Trígono Capital Ltda. tem crescimento de 37.852 cotistas e lidera a lista das gestoras com maior crescimento no 3º trimestre de 2021. O Itau Dtvm S.A. tem o segundo maior crescimento com 9.702 cotistas e Investidor Profissional
Ges de Rec Ltda da com aumento de 8.422 cotistas no 3º trimestre ocupa a terceira colocação.
           
       
Gestores de fundos de ações com maiores quedas de quantidade de cotistas no 3º trimestre de 2021        
No 3º trimestre de 2021, com a redução de 12.876 cotistas, a Caixa Econômica Federal lidera a lista das gestoras com fundos de ações que mais perdem cotistas, seguida pela Alaska Investimentos Ltda. com queda de 9.854 cotistas e Equitas Adm Fun de Invest Ltda. com queda de 8.054 cotistas.
                    Gestores de fundos Multimercados com maior crescimento de quantidade de cotistas no 3º trimestre de 2021         A Nu Asset Management Ltda com crescimento de 55.644 cotistas no 3º trimestre foi a líder entre as gestoras com fundos multimercados, seguida pela Carbon Asset Management Ltda. com crescimento de 55.470 cotistas e a Xp Allocation Asset Management Ltda. com 32.788 cotistas.
                    Gestores de fundos Multimercados com maiores quedas de quantidade de cotistas no 3º trimestre de 2021         A Occam Brasil Ges de Rec Ltda. apresentou uma queda significativa de 14.763 cotistas no 3º trimestre entre os fundos multimercados, seguida pela Moat Capital Ges de Rec Ltda com queda de 12.223 cotistas e em terceira posição de queda a Dahlia Capital Ges de Rec Ltda. com 9.611 cotistas.
                    Gestores de fundos imobiliários com maior crescimento de quantidade de cotistas no 3º trimestre de 2021        
A Xp Vista Asset Management Ltda com crescimento de 64.738 cotistas lidera a lista entre os gestores de fundos imobiliários no 3º trimestre. A Hectare Capital Gestora de Recursos Ltda., com aumento de 61.120 cotistas ocupa a segunda posição e o CSHG Corretora de Valores S.A. com 37.406 é a terceira gestora com maior crescimento no 3º trimestre de 2021.
                    Gestores de fundos imobiliários com maior queda de quantidade de cotistas no 3º trimestre de 2021        
A Bresco Gestão e Consultoria Ltda com recuo de 26.405 cotistas no final do 3º trimestre de 2021 lidera a lista. A Barigui Ges de Rec Ltda., com queda de 20.741 cotistas está na segunda posição e a Polo Capital Ges de Rec Ltda. com 4.705 é a terceira gestora com maior queda no 3º trimestre de 2021.

Dez gestoras têm queda de mais de 1000 cotistas no 3º trimestre de 2021.
                   
Fundos de Ações com maior crescimento de quantidade de cotistas no 3º trimestre de 2021 – não fazem parte fundos do Banco do Brasil, Bradesco, Itau Unibanco, CEF e Santander        
O fundo FIA Trigono Verbier registra o maior crescimento de cotistas entre os fundos de ações no 3º trimestre com 6.230 cotistas, em segundo lugar encontramos o Vitreo Oportunidades de Uma Vida FIA com crescimento de 3.586 e o Trend Bolsa Americana Alav FIA, da gestora Xp Allocation Asset Management Ltda., com crescimento de 3.043 cotistas está em terceiro lugar.
                   
Fundos Multimercados com maior crescimento de quantidade de cotistas no 3º trimestre de 2021– não fazem parte fundos do Banco do Brasil Bradesco, Itau Unibanco, CEF e Santander.        
O fundo Nu Seleção Cautela Fc Mult tem o maior crescimento de fundos multimercados no 3º trimestre de 2021, com aumento de 24.289 cotistas. Em segundo lugar encontramos o fundo Wa Us Index 500 FI Mult com crescimento de 14.091 cotistas e, em terceiro, o fundo Nu Seleção Equilíbrio Fc Mult, com 13.034 cotistas a mais no 3º trimestre de 2021.
                   
Fundos de Renda Fixa com maior crescimento de quantidade de cotistas no 3º trimestre de 2021 – não fazem parte fundos do Banco do Brasil, Bradesco, Itau Unibanco, CEF e Santander        
O fundo Trend Inb Fc FI RF Simples com crescimento de 62.126 cotistas no 3º trimestre lidera a lista, seguido pelo Riza Lotus FI RF Ref DI Cred Priv com mais 21.912 cotistas e o Daycoval Classic Firf Cred. Priv. com 14.398 cotistas adicionais é o terceiro fundo com maior crescimento.
             

                     
Receba nossos estudos pelas redes sociais.
facebooklinkedinEconomaticaTwitter
 

Economatica

Economatica

A Economatica é referência no desenvolvimento de sistemas para análise de investimentos. Desde sua fundação em 1986, a empresa mantém 100% de seu foco na coleta e gerenciamento de bases de dados de altíssima confiabilidade, bem como no desenvolvimento contínuo de ferramentas de análise de alta performance.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Você como Acionista, consome da
empresa que investe?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.