Índices de referência (benchmark): o que é e como funciona

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Tire dúvidas sobre investimentos

Receba notícias pelo Telegram

Índices de referência (benchmark), são importantes parâmetros utilizados como comparação para avaliação do desempenho de investimentos.

Em virtude da comparação, muitos investimentos são criados com o objetivo de acompanhar o desempenho de algum indicador. Como determinadas taxas de remuneração pré e pós-fixada no campo da renda fixa.

Em geral, diversos produtos financeiros relacionam seus desempenhos de acordo com algum índice do mercado, como o CDI ou o Ibovespa. O objetivo da comparação é ajudar a determina a rentabilidade de um investimento, contribuindo para saber qual é a melhor aplicação para investir dentro de suas necessidades e/ou objetivos.

Denomina-se índice, um indicador utilizado para apontar o desempenho mercado, considerando a média entre valores, desempenhos e pesos atribuídos ao índice de referência.

Veja alguns exemplos entre as regras possíveis dentro de um produto:

Se um produto busca acompanhar o CDI, ou seja, rende 100% do CDI, significa que ele está muito próximo da rentabilidade da taxa básica de juros. O mesmo ocorre se um produto tem o objetivo de acompanhar a rentabilidade do Ibovespa, significa que este tenderá a oferecer desempenhos muito próximos ao indicador de referência (exemplo: BOVA11).

Alguns produtos, como em Fundos de Investimentos, você encontrará critérios com o objetivo de superar algum indicador, ou seja, significa que o gestor estará tomando mais risco para tentar proporcionar melhor desempenho do que a média do mercado (índice de referência).

Existem benchmarks para todo tipo de investimento, seja para Renda Fixa ou para Renda Variável.

Índices de referência (benchmark)

Os principais são:

Benchmark para Renda Fixa

  • Taxa DI, ou conhecida no mercado como Taxa CDI
  • Taxa SELIC
  • Taxa PTAX
  • Taxa IPCA
  • Taxa IGP-M

Benchmark para Renda Variável

  • Índice IBOVESPA
  • Índice Brasil 100 (IBrX 100)
  • Índice Brasil 50 (IBrX 50)
  • IFIX
  • E outros

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia também