Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mulheres em Ação

Índice destaca empresas que avançam na inclusão racial no Brasil

Data da publicação

Referência no engajamento de empresas na promoção da equidade de gênero e empoderamento feminino. Atuamos em 3 dimensões: fomento, sistematização e disseminação de conhecimentos e práticas com o objetivo de acelerar o avanço da equidade de gênero nas empresas e nas suas cadeias de valor.

Data da publicação

Novembro celebramos o Dia Nacional da Consciência Negra e a urgência de quebrar barreiras sociais e econômicas que contribuem para a desigualdade racial. Dentro do mercado corporativo, a falta de representatividade e a disparidade salarial são gritantes. É o que aponta a 63ª edição da Pesquisa Salarial feita pela Catho.

De acordo com o levantamento, profissionais negros recebem, ainda hoje, até 34,15% a menos do que trabalhadores brancos em todos os níveis hierárquicos e de escolaridade. Em cargos de diretoria, a diferença pode chegar a 29,5%. A desigualdade é ainda mais discrepante quando se faz o recorte pelo menos nível de escolaridade. As pessoas negras com doutorado, por exemplo, chegam a receber menos de 34,1%. Já com mestrado é menos 29%, MBA 22,1%, formação superior 16,7%, ensino médio 5,6% e fundamental 4,8%.

A participação de mulheres e homens negros nas empresas brasileiras é de 29,6%, e vai para 15,8% nos cargos de gerência e supervisão. No alto escalão, o que inclui Conselhos de Administração, a taxa despenca para 4,1%. Os dados fazem parte do Índice de Equidade Racial Empresarial (EIRE-2021) divulgados pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

Publicidade

“Mesmo que o cenário da inclusão ainda seja desafiador, cresce a preocupação do setor privado em adotar medidas para reverter esse erro histórico”, diz Raphael Vicente, coordenador da Iniciativa.

Com objetivo trazer exemplos inspiradores para o universo corporativo, a instituição reconheceu na última quinta-feira, 19 de novembro, durante o Fórum Internacional pela Equidade, as “Empresas Destaque” dentro da pauta étnico-racial. São elas: Vivo, EY, PwC, BASF e Corteva Agriscience do Brasil.

Para a seleção foram avaliados critérios como censo de funcionários – governança dos dados do quadro de colaboradores; conscientização – ações para educar as equipes e mercado sobre a agenda; recrutamento e seleção – métodos para atrair pessoas negras; capacitação – preparação do talento; ascensão – políticas para a promoção desses profissionais; e publicidade e engajamento – medidas para envolver a cadeia de valor na adoção de boas práticas.

Conheça as empresas destaques em cada um dos pilares do EIRE 2021

Recenseamento Empresarial
GPA, Bayer, Schneider Eletric Brasil, Vivo e Unilever

Conscientização
Vivo, PwC, Corteva Agriscience, KPMG e Procter & Gamble

Recrutamento
​​Banco Bradesco, Corteva Agriscience, Procter & Gamble, Ambev, RX, PwC, EY e BASF

Publicidade

Capacitação
Banco Bradesco, Corteva Agriscience, KPMG, Procter & Gamble e VIVO

Ascensão
VIVO, EY, Santander, Corteva Agriscience e PwC

Publicidade e Engajamento
Unilever, Ambev, BASF, Banco Bradesco e VIVO

Como sua empresa pode avançar na pauta da equidade racial e de gênero

Baixe o e-book Dicas e orientações para empresas acelerarem atração e desenvolvimento de mulheres negras do Movimento Mulher 360. Ouça também o terceiro episódio do MM360Cast e conheça as ações que companhias como Vivo e Santander promovem para aumentar a presença de pessoas negras no mercado de trabalho.

Com informações da IstoÉ Dinheiro e do B9.

Autor

Referência no engajamento de empresas na promoção da equidade de gênero e empoderamento feminino. Atuamos em 3 dimensões: fomento, sistematização e disseminação de conhecimentos e práticas com o objetivo de acelerar o avanço da equidade de gênero nas empresas e nas suas cadeias de valor.

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Newsletter Mulheres em Ação

Cadastre-se e receba semanalmente as novidades da página e dicas de conteúdos exclusivos.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.