O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 0,30% em novembro, percentual inferior ao apurado em outubro, quando a taxa foi de 0,68%, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Com este resultado, o IGP-M acumulada alta de 5,11% no ano e de 3,97% nos últimos 12 meses. Em novembro de 2018, o índice havia caído 0,49% no mês e acumulava alta de 9,68% em 12 meses.

Dentre os indicadores, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) variou 0,36% em novembro, após alta de 1,02% em outubro. Na análise por estágios de processamento, a taxa do grupo Bens Finais subiu 0,77% em novembro, contra 0,17% no mês anterior.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,20% em novembro, após queda de 0,05% em outubro. Seis das oito classes de despesa componentes do índice registraram avanço em suas taxas de variação. A principal contribuição partiu do grupo Habitação (-0,21% para 0,19%). Nesta classe de despesa, vale citar o comportamento do item tarifa de eletricidade residencial, cuja taxa passou -2,07% para 0,49%.

Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) variou 0,15% em novembro, ante alta de 0,12% no mês anterior. Os três grupos componentes do INCC registraram as seguintes variações na passagem de outubro para novembro: Materiais e Equipamentos (0,37% para 0,31%), Serviços (-0,08% para 0,36%) e Mão de Obra não variou pelo segundo mês consecutivo.

(MR – Agência Enfoque)

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis