A Multiplan divulgou seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2020. A companhia apresentou forte desempenho até a suspensão das atividades de seus shoppings no dia 18 de março.

As vendas dos lojistas nos shoppings center cresceram 7,8% em janeiro e fevereiro, atingindo R$ 2,5 bilhões. Entretanto, devido ao fechamento, as vendas ficaram com queda de 10,2% na comparação anual do 1T20.

Para compensar parte das vendas perdidas pelo fechamento, a companhia está oferecendo através de apps a oportunidade de lojistas manterem contato com clientes, permitindo que façam compras de maneira rápida, conveniente e mantendo o distanciamento social.

O crescimento de vendas em mesmas lojas (SSS) atingiu 5% nos dois primeiros meses do ano. Porém, com o fechamento das unidades, o 1T20 fechou com queda de 11,8%.

A taxa de ocupação média encerrou o 1T20 em 97,9%, o maior índice para um primeiro trimestre desde 2016.

A receita bruta cresceu 3,8% na comparação com o 1T19, atingindo R$ 353 milhões, devido à apropriação das recentes aquisições e o bom desempenho dos dois primeiros meses do ano. A receita de locação apresentou queda de 5,6% no 1T20, após apresentar crescimento de 9,0% nos dois primeiros meses.

O Ebitda atingiu R$ 343,7 milhões, crescimento de 49,1% na comparação anual, refletindo redução global em despesas e a aquisição da participação na Manati. Se ajustado pela reversão da remuneração baseada em ações. No 1T20 o Ebitda cresceria 33,2% sobre o Ebitda ajustado do 1T19.

Por fim, a companhia apresentou lucro líquido de R$ 177,7 milhões no 1T20, crescimento de 93,3%; devido à aquisição da Manati, queda nas despesas financeiras, maior ocupação, queda de despesas e crescimento de receitas líquidas.

Impacto: Positivo. A companhia apresentou forte resultado nos dois primeiros meses do ano, logicamente impactada em março por conta do fechamento das operações. Entretanto, a empresa possui posição de caixa confortável após buscar liquidez no mercado para superar esses impactos de curto prazo.

PLANNER: MULTIPLAN (MULT3) – Resultado líquido soma R$ 177,7 milhões, crescimento de 93,3% sobre o 1T19

O 1T20 ainda foi positivo para a empresa, mas o efeito mais pesado da pandemia deverá ser sentido neste 2º trimestre cujo período de paralisação está sendo mais longo. Mesmo com a empresa conseguindo importantes reduções de custo e despesas; a queda no faturamento e os investimentos de suporte em solidariedade aos parceiros por conta da pandemia, deverão pesar sobre os números da empresa.

A despeito de todos os problemas causados pelo coronavírus na economia brasileira; a Multiplan conseguiu manter bom desempenho nos dois primeiros do ano, sofrendo pequeno impacto em março. Com isso, a receita liquida do 1T20 somou R$ 326,0 milhões ante R$ 307,9 milhões no 1T19 (+3,8%).

O EBITDA atingiu R$ 343,7 milhões no 1T20 contra R$ 230,5 milhões no 1T19 (+49,1%). A conta foi beneficiada por efeito na recorrente refletindo uma redução global nas despesas, o ganho pontual e não recorrente da aquisição de participação na Manati além do efeito líquido positivo da remuneração baseada em ações quando comparado ao 1T19. Mesmo assim, se ajustado pela reversão da remuneração base ada em ações, no 1T20 o EBITDA cresceria 33,2% sobre o EBITDA ajustado do 1T19.

O lucro líquido do 1T20 somou R$ 177,7 milhões contra R$ 91,9 milhões o 1T19, favorecido por outras receitas operacionais (resultado não recorrente) mencionado acima.

A taxa de ocupação aumentou e mais da metade dos shopping centers estão com 98% de ocupação.

Iniciativas de apoio aos lojistas – Redução de 50% nas contas de abril para os lojistas que pagaram os aluguéis em dia. A Companhia também cortou custos em seus shopping centers, a fim de oferecer aos locatários uma redução de 50% nos encargos de condomínio e uma redução de 100% nas taxas de fundos de promoção.

Para o mês de abril, a ser pago em maio, os lojistas que tenham cumprido suas obrigações financeiras anteriores e que não puderam operar durante o mês de abril receberão uma redução única de 100% do aluguel do mês, e terão mantidas as condições para encargos de condomínio e fundo de promoção oferecidas em março.

A Multiplan concedeu em 2020, até abril, aproximadamente R$ 300 milhões em reduções para seus locatários; considerando encargos condominiais, verbas dos fundos de promoção e outras despesas de conservação dos shopping centers, além de aluguéis. Nos próximos meses, a Companhia continuará avaliando o cenário e trabalhando caso a caso com seus lojistas para apoiar seus negócios.

Posição de caixa e liquidez – A Multiplan, ao final do 1T20, alcançou uma posição de caixa de R$ 1.149,3 milhões para sustentar suas necessidades de capital durante o período atual. Em março de 2020, a Companhia assinou e sacou uma nova linha de crédito de R$ 250,0 milhões, com prazo de 2 anos a CDI + 1,95% a.a.

A dívida líquida da Multiplan ao final do trimestre era de R$ 2,67 bilhões, e a relação dívida líquida / EBITDA de 2,55x. É importante destacar que, em 31 de março de 2020, a dívida líquida da Multiplan representava 12,2% do valor justo de suas propriedades

Revisão do pipeline de projetos – Para seu pipeline de projetos a Multiplan implementou uma revisão abrangente dos atuais investimentos planejados para 2020 e decidiu suspender temporariamente os investimentos em projetos que estavam em estágio inicial.

A Companhia estima que as reduções e diferimentos de investimentos em 2020, em comparação com seu plano anterior, reduzirão o CAPEX da Companhia até o fim do ano para um intervalo de R$150-250 milhões.

Ontem a ação MULT3 encerrou cotada a R$ 22,37 acumulando queda de 32,1% no ano e no mês a alta é de 5,0%. O preço justo do mercado para a ação é de R$ 27,40 com potencial de valorização de 22%.

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