Formas de lidar com o dinheiro: Como elas impactam nas suas finanças

Data da publicação

Categoria

Marcos Vinicius Pereira é Graduado em Comunicação Social -Publicidade e Propaganda pela Faculdade São Francisco de Assis e faz parte da equipe Acionista desde Setembro de 2019.

Categoria

Data da publicação

Foto Reprodução: Freepik

Você já reparou que a sua condição financeira atual está ligada as suas escolhas no passado ? Ou seja, a sua forma de lidar com o dinheiro pode afetar as suas finanças podendo te deixar numa situação favorável ou não.

Assim, sua saúde financeira está ligada aos seus hábitos na hora de usar o seu dinheiro, da mesma forma que a saúde física está ligada aos hábitos alimentares.

Se você tem enfrentado dificuldades e não consegue fazer o seu dinheiro render, as dicas de hoje são fundamentais para melhorar a sua vida financeira

Publicidade

A jornada que vai te tirar de Endividado e te transformar em Investidor vai falar hoje sobre:

Formas de lidar com o dinheiro

Primeiramente, como já falei no início da matéria, a maneira na qual a pessoa lida com o dinheiro pode revelar os seus resultados financeiros.

O endividamento e o descontrole financeiro na maioria das vezes estão diretamente relacionados a isso.

Então, quanto melhores forem os seus hábitos financeiros, maiores são as mais chances de obter uma vida financeira saudável.

Portanto, a questão aqui não é sobre o quanto se ganha, mas a forma como se gasta que faz toda a diferença no orçamento mensal.

Existem pessoas com salário de R$ 10 mil por exemplo que estão no vermelho, enquanto pessoas que ganham R$ 2,5 mil estão com as finanças sob controle.

Usando a sabedoria milenar da Bíblia Sagrada, destaco o livro de Provérbios 21:20 que diz:

Publicidade

O homem sensato tem o suficiente para viver na riqueza e na fartura, mas o insensato não, porque gasta tudo o que ganha“.

Gastar menos do que ganha é uma premissa indispensável na vida de todos. Desse modo, pensando em descomplicar as formas de lidar com o dinheiro trouxe algumas dicas para te ajudar na jornada.

1.Conheça o fluxo mensal do seu dinheiro

Pra começar é fundamental conhecer o fluxo mensal do seu dinheiro, ou seja, saber exatamente o que entra e o que sai de sua conta ajuda a manter os gastos sob controle. 

Existem planilhas financeiras que são facilmente encontradas na internet ou para os adeptos do papel e caneta, um caderno ou bloco de anotações resolve.

Sendo assim, tendo as ferramentas na mão o trabalho é registrar os rendimentos mensais como salário, comissões, renda extra, etc. A segunda parte fica para as despesas como conta de luz, água, internet, aluguel, alimentação, fatura do cartão de crédito, entre outras. 

A partir daí é já é possível saber o custo mensal, quais são as despesas fixas e as temporárias, quais são as essenciais e as que não são.

Feito isso vamos ao resultado. Se as despesas somadas comprometem a maior parte ou todo valor dos rendimentos, o risco de entrar no vermelho é real.

Todavia, se o valor recebido for maior que o valor gasto, parabéns você está no caminho certo.

Para evitar uma situação que pode te tirar o sono, o ideal é estabelecer um custo de vida que fique abaixo do salário para que sobre dinheiro para gastar no mês, quitar dívidas e investir pensando no futuro.

Publicidade

A cobertura completa para atrair bons investimentos

2.Pague-se primeiro

Pagar-se primeiro significa que ao receber o seu salário a parte destinada aos sonhos e objetivos deve ser a primeira a ser separada. 

Isso é importante porque você vai ter a certeza de que vai viver um degrau abaixo do que recebe e conseguir juntar dinheiro para formar uma reserva finaceira e investir.

Se deixar para fazer isso com o que sobrar após o pagamento das contas pode não conseguir, então transfira imediatamente esse valor para sua conta de investimentos.

3.Método 50-30-20

Existe um método muito conhecido no mercado chamado de 50-30-20, onde especialistas propõem que seu salário seja dividido em 3 partes:

50% sejam destinados a gastos essenciais (aqueles que não são opcionais como moradia, alimentação, energia, condomínio, internet, transporte.)

30% para estilo de vida (cuidados pessoais, viagens rápidas, vestuário, cinema, lazer, entretenimento, ida a restaurantes.) 

20% Objetivos (quitar dívidas, investimentos de curto, médio e longo prazo)

4.Reflita e evite dívidas desnecessárias

Muitas pessoas após quitarem suas dívidas acabam fazendo outras logo após terem uma parte do seu orçamento liberado, nesse caso é preciso fazer uma reflexão sobre a real necessidade de adquirir um produto que certamente irá pesar na balança financeira.

Evitar as compras por impulso é um hábito que certamente será recompensado com uma vida financeira mais leve e com menos dívidas.


Onde estão as oportunidades da Bolsa hoje

Existem diversas possibilidades para investir na Bolsa de Valores. Acima de tudo, saiba que não existe um único caminho para percorrer. Portanto, a forma de fazer isso depende muito de suas prioridades.

Se você não está tendo os resultados que espera, pode ser apenas por ainda não ter encontrado a forma mais compatível aos seus objetivos.

Dessa forma, saiba que você não está sozinho!

Saiba que está tudo bem navegar entre as possibilidades. Testar estratégias. E tropeçar em algumas aplicações.

Este processo faz parte da trilha do investidor.

Por isso, aqui reforçamos muito a importância da diversificação. Ou seja, não colocar todos “os ovos na mesma cesta” ou investir em poucas oportunidades pode levar você a correr um risco excessivo no investimento.

Assim, quanto antes você aprender o seu jeito de investir, mais rápido começará a deixar a sua carteira diversificada de investimentos alinhada aos seus objetivos. Bem como, a ter os resultados que você espera.

Alcançar a liberdade financeira é algo sonhado por muitos. Mas para buscar a solução disso você não precisa ir comprando tudo que é tipo de curso ou promessas. Existe um jeito que pode ser bem mais fácil e mais barato que isso.

Com o Clube Acionista

A nossa plataforma exclusiva é formada por diversos parceiros, materiais e soluções disponíveis para você investir melhor. Assim, contribuindo para você encontrar o caminho para alcançar os seus objetivos.

Entre as análises, as tabelas resumidas (com recomendações, preços alvos e potencial), os materiais exclusivos e educacionais, uma equipe para suporte e muito mais.

Tudo feito para você encontrar as melhores oportunidades em um só lugar. Ou seja, no Clube Acionista você vai aprender e acessar diversas opções para investir.

  • E como acessar?

Estamos com uma lista exclusiva para testar o acesso Premium de forma gratuita através de nossa parceria com a Necton, você pode conferir por aqui.

Investir na Bolsa de Valores Hoje

Você vai ter o combo completo. Portanto, uma plataforma ideal para encontrar oportunidades e ter um time de profissionais para estar em contato.

Considere essa uma chance única de melhorar os seus investimentos sem precisar gastar com isso. Mas lembre-se que o único investimento com retorno garantido é o aprendizado. Comece a acessar a plataforma ainda hoje e colha os resultados de tudo que a Necton e o Acionista podem oferecer.

COMECE AGORA

Autor

Marcos Vinicius Pereira é Graduado em Comunicação Social -Publicidade e Propaganda pela Faculdade São Francisco de Assis e faz parte da equipe Acionista desde Setembro de 2019.

No Clube Acionista você tem acesso aos principais formadores de opiniões do mercado. Através de análises diárias entre diversos especialistas do país. Tudo isso em um só lugar!

Informações + Recomendações de investimentos em um só lugar

Compartilhe esse post nas suas redes!

Você pode se interessar por

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.