Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fitch revisa previsão de déficit do Brasil em 2021 de 2,4% para 1,5% do PIB

Data da publicação

“O Estado de S. Paulo” é o mais antigo dos jornais da cidade de São Paulo ainda em circulação . Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez “A Província de S. Paulo” – seu nome original.

Data da publicação

A agência de classificação de risco anunciou, na tarde desta terça-feira, revisões no cenário fiscal brasileiro. A previsão de déficit primário, por exemplo, passou de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) para 1,5%. Já a relação dívida/PIB deve ceder de 88,8% em 2020 para 81,5% este ano (de 84,2% previstos anteriormente).

 

“As perspectivas fiscais melhoraram devido à forte recuperação das receitas e ao crescimento contido dos gastos”, apontou a Fitch. “O maior crescimento das receitas reflete o elevado crescimento do PIB nominal e um consumo maior de bens do que de serviços, sendo o primeiro mais tributado”, prosseguiu a agência, ponderando que a melhoria do desempenho de governos regionais também contribuiu para a melhora da percepção fiscal do País.

 

Para 2022, contudo, a agência pontuou a necessidade de melhorias fiscais. Os analistas lembram que o Auxílio Brasil é um projeto ainda sem detalhe de como será financiado e que há impasse também na questão do pagamento de precatórios.

 

Sobre o teto, a agência de risco alertou que as propostas políticas que o coloquem em risco “podem causar uma deterioração ainda maior nas condições financeiras”.

 

A Fitch salientou ainda outros pontos de atenção para 2022, que será marcado por uma desaceleração do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 5% este ano a 2% ano que vem, por causa do desaquecimento da economia da China, do aperto monetário do Banco Central (BC) e da seca.

 

“A incerteza política é ampliada pela aproximação das eleições em 2022. A incerteza em torno do processo e resultado eleitoral pode aumentar a volatilidade do mercado financeiro e pesar sobre o investimento, enfraquecendo o crescimento e aumentando os custos de financiamento do governo”, lembram.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Autor

“O Estado de S. Paulo” é o mais antigo dos jornais da cidade de São Paulo ainda em circulação . Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez “A Província de S. Paulo” – seu nome original.

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.