Nesta quinta-feira (28), a Fifa anunciou os finalistas do prêmio The Best 2024, destacando o brasileiro Vinícius Júnior, que concorre ao prêmio de melhor jogador do mundo.
Junto com ele, estão nomes como Rodri, do Manchester City, e o atual vencedor Lionel Messi, que busca a sua sexta conquista. O prêmio leva em conta o desempenho dos atletas entre junho de 2023 e maio de 2024.
Vinícius Júnior e outros indicados ao prêmio de melhor jogador
Após perder a Bola de Ouro para o espanhol Rodri, Vinícius Júnior segue na briga pelo prêmio The Best.
Ele disputa o prêmio com jogadores de grande renome, como o atacante Haaland, do Manchester City, e o meia Jude Bellingham, também do Real Madrid, além de Fede Valverde, Toni Kroos, Kai Havertz, Lamine Yamal e outros.
Representação brasileira no The Best
Além de Vinícius Júnior, o Brasil segue forte na competição com atletas que atuam no futebol brasileiro. No prêmio de melhor atacante, Germán Cano, do Fluminense, está entre os indicados ao lado de Vini e Rodrygo.
O Tricolor Carioca também é representado por Paulo Henrique Ganso, indicado ao prêmio de melhor meio-campista, enquanto Thiago Almada, do Botafogo, também concorre como o melhor meia.
A defesa brasileira conta com a presença de nomes como Bremer, da Juventus, Gabriel Magalhães, do Arsenal, e Nino, do Zenit, além do goleiro Éderson, do Manchester City.
Marta e o prêmio de gol mais bonito do ano
A ausência de Marta entre as finalistas do The Best gerou especulações, mas a maior jogadora de futebol feminino da história não ficou de fora.
Ela será homenageada pela Fifa com a criação de um prêmio exclusivo para o gol mais bonito do ano no futebol feminino, que leva seu nome. Além disso, Marta concorre com um gol marcado contra a Jamaica, em amistoso realizado em junho de 2023.
A lista de indicadas para o prêmio de melhor jogadora do ano inclui as principais estrelas do futebol feminino, como Aitana Bonmatí, Caroline Graham Hansen, Lindsey Horan e Sophia Smith.
Prêmios no The Best para técnicos
No prêmio de melhor técnico da temporada masculina, cinco nomes se destacam: Xabi Alonso, Carlo Ancelotti, Pep Guardiola, Lionel Scaloni e De la Fuente.
No feminino, Arthur Elias, técnico do Corinthians, está entre os finalistas, concorrendo com outras figuras renomadas como Elena Sadiku e Emma Hayes.
A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá em fevereiro de 2024.