Falta de educação financeira dos brasileiros mostra seu pior lado nas turbulências

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Necton

“A cada nova crise e instabilidade do mercado, o investidor paga com dinheiro a sua curva de aprendizado, que ainda deve demorar alguns anos para melhorar”, afirma o Economista, Pedro Coelho Afonso.

A educação financeira é um conjunto de ações, de como investir, da melhor forma de cortar os gastos, como acumular riquezas e multiplicar seus ganhos, mas não consiste somente nisso. Porém, quando consegue acumular recursos o brasileiro que investe, investe mal, tentando sempre acertar o melhor investimento daquele momento.

“A ganância e falta de conhecimento são os dois elementos básicos que norteiam mais da metade dos investidores brasileiros. Isso fica evidente nos solavancos que o mercado financeiro produz e resulta em perdas. Se pergunta para a maioria dos investidores que não possuem um planejamento adequado ou assessoria especializada como foi a rentabilidade de seus ativos, muitos responderão que tiveram uma rendimento pífio ou até mesmo prejuízo”, afirma Pedro Coelho Afonso, Economista.

Uma pesquisa realizada pelo Banco Central mostrou que 35% dos brasileiros assumem inadimplência em relação ao pagamento de suas contas e 56% acabam por não fazer orçamento doméstico ou familiar. O estudo concluiu que, mesmo com a intenção de equilibrar o orçamento, na prática, se comportam de forma contraditória.

“O brasileiro até hoje não aprendeu a investir e grande parte não busca assessoria de especialistas. A cada nova crise e instabilidade do mercado o investidor paga com dinheiro a sua curva de aprendizado, que ainda deve demorar alguns anos para melhorar”, finaliza Pedro.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizou um estudo com 30 nações sobre as comunidades que lidam de uma pior forma com o dinheiro, o Brasil ficou na 27° posição, provando que é positiva a dificuldade do brasileiro em conseguir manter um controle financeiro.

Portanto, é necessária uma mudança na maneira como as pessoas encaram as suas vidas financeiras, entendendo que o controle é fundamental para alcançar a estabilidade.

Receba conteúdos diariamente por e-mail

1Bilhão Educação Financeira - Gueratto

1Bilhão Educação Financeira - Gueratto

Matérias por 1Bilhão - Educação Financeira; Fabrizio Gueratto; e Gueratto Press.

Você pode se interessar por

Publicidade

Receba notícias pelo Telegram

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.