Explorando a Equatorial

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Equatorial

A empresa a ser explorada hoje é a Equatorial (EQTL3), uma holding que atua no setor elétrico, com participação na CEMAR, CELPA, CEPISA, Equatorial Alagoas, Termelétrica Geramar, Sol Energias e com 8 projetos ainda em estágio pré-operacional.

A Equatorial

A Equatorial é uma holding cujo objeto social é a participação no capital social de outras sociedades, consórcios e empreendimentos que atuem no setor de energia elétrica ou em atividades correlatas. Atualmente, a empresa possui investimentos nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços de energia elétrica.

Suas principais operações são conduzidas por meio de subsidiárias localizadas nas regiões Nordeste e Norte do Brasil, as quais possuem histórico de crescimento de demanda de energia superior à média nacional, de acordo com a EPE. Como controladora de concessionárias ou autorizadas de serviços públicos de distribuição, transmissão e geração de energia elétrica, a Companhia conta com uma receita líquida relativamente previsível, munida de mecanismos de reajustes anuais que conferem proteção contra inflação, conforme disposto nos contratos firmados com a Agência Nacional de Energia Elétrica (“ANEEL”).

Ademais, a empresa conta com uma geração de caixa operacional estável, decorrente da otimização e melhoria constante de custos e despesa.

Estrutura da Equatorial. Fonte: Formulário de Referência da Companhia.

As operações

No segmento de distribuição, a Equatorial controla a Companhia Energética do Maranhão (“CEMAR”), única distribuidora de energia elétrica no Estado do Maranhão, que apresenta 2º maior Desempenho Global de Continuidade dentre as distribuidoras de energia elétrica atuantes no Brasil, de acordo com dados da ANEEL referentes a 2017. Tais índices são fruto de um plano de recuperação operacional implementado com sucesso pela Equatorial, desde a aquisição do controle da CEMAR em 2004.

Adicionalmente, a empresa também controla a Centrais Elétricas do Pará S.A. (“CELPA”), única distribuidora de energia elétrica do Estado do Pará, Centrais Elétricas do Piauí S.A. (“CEPISA”), única distribuidora de energia elétrica do Estado do Piauí, e mais recentemente, a Equatorial Alagoas, distribuidora de energia elétrica do Estado de Alagoas.

A companhia atua, ainda, no segmento de geração de energia elétrica por meio das duas usinas termoelétricas do complexo de Geramar (330MW de capacidade instalada), localizadas também no Estado do Maranhão, na quais detém 25% de participação. No segmento de prestação de serviços, a Equatorial detém 100% da 55 Soluções S.A., que possui 51% de participação na comercializadora de energia elétrica SOLenergias.

No segmento de transmissão de energia ainda é um segmento não operacional, cujos empreendimentos estão em fase de implementação. A Companhia arrematou um total de 8 projetos de construção e operação de linhas de transmissão em 2 leilões de novos empreendimentos organizados pela ANEEL.

Atualmente, a Equatorial Energia, através da Equatorial Transmissão possui 5 lotes de transmissão em estágio pré operacional e 3 lotes operacionais, e 100% de participação direta na Intesa.

Operação da Equatorial. Fonte: RI da Companhia.

As Vantagens Competitivas

De acordo com a Equatorial, suas principais vantagens competitivas são as seguintes:

  • Eficiência na alocação de capital: a Equatorial tem como estratégia expandir a sua atuação pela aquisição do controle, independente ou compartilhado, de empresas do setor elétrico, com foco nos segmentos de distribuição, transmissão e geração. O mercado alvo da Companhia abrange todo o território nacional.
  • Solidez financeira: em 31 de dezembro de 2018, a dívida líquida consolidada total da Companhia era de R$ 6.703 milhões (proporcionalmente à participação nas controladas). O índice de alavancagem da Equatorial Energia, medido pela relação entre a dívida líquida e o EBITDA era de 2,8 vezes naquela data, sendo mais um indicativo da capacidade financeira da Companhia, fator diferencial para a continuidade do processo de investimento e crescimento futuro.
  • Cultura e modelo de gestão voltados para resultados: a empresa possui uma cultura corporativa voltada para resultados, sólidos valores e metas objetivas. O seu modelo de gestão tem como objetivo proporcionar eficiência operacional e rentabilidade. Esse modelo é baseado em um forte controle orçamentário, na disciplina financeira, na atração e retenção de profissionais qualificados, no estabelecimento de metas individuais, na atualização tecnológica e na remuneração variável para alinhamento de interesses entre acionistas, administradores, colaboradores e prestadores de serviços.
  • Excelência operacional: a companhia preza pela qualidade operacional de suas controladas, tanto do ponto de vista de fornecimento como de atendimento. A companhia de energia do maranhão (CEMAR), um dos ativos da Equatorial, ocupa a 3ª posição no ranking de qualidade da ANEEL (considerando distribuidoras com mais de 500 mil consumidores) nos últimos anos, e a Celpa evoluiu das últimas posições para a 7ª colocação em 2018.
  • Comprometimento com as melhores práticas de governança corporativa: A Equatorial Energia adota as práticas diferenciadas de governança corporativa do Novo Mercado da B3 desde 2008, garantindo a seus acionistas direitos complementares àqueles previstos na Lei das Sociedades por Ações e demais regras aplicáveis às sociedades por ações e ao mercado de capitais.

Por fim, é válido destacar que a empresa possui um elevado retorno sobre o patrimônio líquido de 24%, com margem líquida de 11% e crescimento de receita líquida ano após ano desde 2009, comprovando a eficiência operacional da empresa.

As Estratégias

As principais estratégias da Equatorial são:

  • Consolidação de distribuidoras de Energia no Brasil: a estratégia principal da Equatorial Energia consiste em expandir sua atuação nos segmentos de distribuição, transmissão e geração de energia no Brasil, por meio da aquisição do controle, independente ou compartilhado, de empresas do setor elétrico. O grupo mira aquisições com extrema disciplina financeira, calcado na busca por um nível de retorno que seja condizente com os riscos assumidos no negócio em questão.
  • Aumento de eficiência operacional e redução de perdas comerciais nas operações: Nos últimos anos, a Companhia obteve ganhos de produtividade expressivos na CEMAR. O grau de eficiência medido pelo número de consumidores por empregado melhorou de 748 em 2003 para 3.304 em 2018. Esses resultados foram obtidos concomitantemente a uma sensível melhora de serviços da Equatorial Energia com a redução de 69,3% e 71,9%, entre 2006 e 2018, na frequência anual média de interrupções por consumidor (FEC) e na duração anual média em horas de interrupções por consumidor (DEC), respectivamente. O nível de perdas comerciais da CEMAR foi reduzido de 29,8% ao final de 2006 para 17,2% ao final de 2018. Na CELPA, adquirida em 2012, foram atingidos resultados semelhantes. O seu nível de DEC e FEC foi melhorado em 76% e 69% desde 2012 a 2018. Em termos de perdas totais, a CELPA reduziu seu índice de 35% em 2012 para 28,3% ao final de 2018.
  • Avaliação seletiva de alternativas de investimentos em transmissão de energia: entre o final de 2016 e início de 2017, a Equatorial arrematou 8 lotes de transmissão, com investimento total estimado em R$ 4,6 bilhões (valores de 2016). Tal movimento foi bastante oportuno e mostrou-se muito atrativo em função das melhores condições (aumento do retorno oferecido, possibilidade de antecipação de receitas, dilatação do prazo de construção, dentre outros) oferecidas pelo governo para essa janela de leilões.

Os Principais Riscos

Os maiores riscos envolvendo a Equatorial são:

A extinção das concessões, reversão permanente dos ativos de controladas da Companhia, bem como a intervenção do Poder Concedente com o fim de assegurar a adequação na prestação dos serviços, podem afetar adversamente as condições financeiras e resultados operacionais da empresa;

A Equatorial poderá não ser capaz de implementar com sucesso sua estratégia de crescimento, o que poderá causar um efeito adverso relevante em sua capacidade financeira;

O sucesso da Companhia depende de seus administradores e a perda de alguns deles pode afetar adversamente a implementação de sua estratégia;

A empresa, suas controladas e seus planos de investimento podem ser adversamente afetados pela incapacidade de obtenção de financiamentos e de acesso ao mercado de capitais;

Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem causar efeitos adversos para a Equatorial;

A Companhia e suas controladas podem ser afetadas de maneira adversa em caso de suspensão, modificação, cancelamento, revogação, não renovação ou não prorrogação dos incentivos fiscais atualmente concedidos pelas autoridades públicas competentes.

Os Principais Números

P/LP/VPAMargem LíquidaDividend
Yield (12m)
ROEDívida Líquida
/EBITDA
7,49 2,23 15,96% 1,50% 29,69% 1,80

Não se assuste, vamos explicar os indicadores para você:

Preço/Lucro é o múltiplo que indica o número de anos que o investidor receberia de volta o capital investido, considerando que os lucros se mantivessem constantes;

Preço/Valor Patrimonial por Ação indica quantas vezes o mercado está pagando pelo Patrimônio Líquido da empresa;

Margem Líquida indica o quanto a empresa teve de lucro sobre sua Receita Líquida.

Dividend Yield indica quanto a empresa pagou de dividendos em relação ao preço atual nos últimos 12 meses.

ROE é a Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido, ou seja, quanto de lucro a empresa teve em relação a seu patrimônio.

Dívida Líquida/EBITDA é quanto tempo levaria para pagar a dívida líquida da empresa (Bruta – Caixa) considerando o EBITDA atual. Normalmente, esse indicador é saudável quando ele é menor que 3.

Os indicadores da Equatorial comprovam o que você leitor já deve ter percebido lendo o material: é uma empresa de excelente desempenho operacional. Seu grande ROE é um dos grandes destaques e a coloca em um patamar das empresas premium do setor elétrico, além possuir de um balanço sólido e pouco endividado. Mesmo com a qualidade da companhia, seus múltiplos de preço não são altos, sendo uma companhia para certamente considerar na hora de investir.

A opinião dos analistas

Os analistas da Ativa Investimentos destacam a possibilidade da Equatorial de crescer inorganicamente. Os principais alvos são distribuidoras a serem privatizadas, como em Brasília, Rio Grande do Sul e Amapá. Além disso, projetos em áreas correlatas, como saneamento, também podem ser tomados e reforçam a tese da equipe.

Quer conferir as teses completas? Acesse as Carteiras Mensais e veja o que cada corretora e casa de análise tem a dizer sobre a empresa.

Então, compro Equatorial?

Isso é você quem tem que decidir, mas obviamente estamos aqui para te ajudar.

A nossa plataforma de carteiras recomendadas é a mais completa do país, possuindo relatórios, análises e recomendações de mais de 15 equipes de analistas das principais corretoras e bancos do país.

Acesse as nossas Carteiras Recomendadas, confira a opinião dos analistas sobre a Equatorial e tome sua decisão apoiada pela maior cobertura do mercado financeiro.

Ficou com alguma dúvida? Aproveite o nosso formulário para enviar algum feedback, sugestão de pauta, críticas ou qualquer tema do seu interesse. Nós vamos te ouvir!

Receba conteúdos diariamente por e-mail

Acionista

Acionista

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Receba notícias pelo Telegram

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.