A empresa a ser explorada hoje é a Via Varejo (VVAR3), que é a líder do varejo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, telefonia e móveis no Brasil, operando através das marcas Casas Bahia, PontoFrio, Bartira e Extra.

A Via Varejo

A Via Varejo é líder do varejo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, telefonia e móveis no Brasil, em termos de receita bruta em 2019 e no primeiro trimestre de 2020. Em 31 de março de 2020, a empresa possuía 21,6 milhões de clientes ativos.

Opera por meio de sua plataforma de venda omnicanal integrada por (1) operações de e-commerce com as bandeiras “Casas Bahia”, “Pontofrio”, “Extra.com.br”, (2) sua rede de 1.073 lojas físicas das bandeiras “Casas Bahia” e “Pontofrio”, (3) 26 centros de distribuição (incluindo 15 galpões, 8 entrepostos e 3 terminais) e (4) 120 mini hubs que são lojas que funcionam como centros de envio de mercadorias para clientes (shipping from store).

Em abril de 2020, a Companhia anunciou aquisição da ASAPLog, uma plataforma tecnológica de logística (LogTech) para a entrega last mile (última milha), contando com uma ampla rede de entregadores autônomos. Além disso, possuem um super app com conta digital, o banQi, desenvolvido pela Airfox, uma FinTech recentemente adquirida pela Via Varejo e que é pioneira no desenvolvimento de soluções de inovação digital em crédito, meios de pagamento e serviços digitais, e que complementa os serviços financeiros da Companhia atualmente ofertados aos seus clientes, como as vendas parceladas no crediário.

As Marcas

  • Casas Bahia: com mais de 700 lojas, a marca está presente em mais de 20 Estados, além do DF e foi avaliada em R$ 800 milhões e reconhecida como uma das marcas mais valiosas do Brasil em ranking divulgado pela consultoria Interbrand.
  • PontoFrio: apresenta para o consumidor novas possibilidades por meio de grande variedade de produtos e serviços. Atualmente, com mais de 250 lojas nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, o Pontofrio é um dos varejistas líderes de mercado.
  • Bartida: conhecida como a maior Fábrica de Móveis do Brasil e da América Latina, com 1,5 mil colaboradores, produz cerca de 750 produtos por hora e representa 35% da venda de móveis da Via Varejo.
  • Extra: com mais de 16 anos no mercado nacional, o Extra.com.br hoje comercializa um amplo número de produtos, como: Automotivo, fraldas, móveis, utilidades domésticas, etc. Além disso, em 2013 foi pioneiro no uso de e-commerce a começar uma plataforma para marketplace e isso ajudou a empresa a reforçar ainda mais o seu posicionamento e grande sortimento de produtos.

O Turnaround

No fim de junho de 2019, um novo time assumiu a gestão da Companhia com a missão de promover um processo de turnaround e transformação digital, mediante a implementação de estratégias para desenvolver e melhorar a situação operacional e financeira, resgatar os fortes ativos da Companhia, além de consolidar e inovar a plataforma omnicanal integrada.

Desde então, a empresa afirma que melhorou a infraestrutura de suas lojas, a experiência do cliente e o engajamento interno. Melhoraram também os prazos de entrega, relacionamento com fornecedores, geração de caixa e, é claro, passaram a atrair novos talentos.

Já no primeiro trimestre de 2020, a transformação digital foi acelerada com, por exemplo, o aumento de 5 vezes no número de usuários dos aplicativos da Companhia e o aumento no volume de vendas online de 46% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A Via Varejo trabalhou intensamente na evolução da tecnologia para ter a escalabilidade e flexibilidade para fazer varejo com excelência e estender a oferta de produtos para além do varejo (por exemplo, desenvolvendo seu serviço de marketplace, agregando valor para os sellers em seus centros de distribuição e investindo no segmento de meios de pagamento). Por fim, a empresa afirma acreditar estar pronta para capturar um novo ciclo positivo de crescimento.

Os Pontos Fortes

A Via Varejo acredita que seus principais pontos fortes são o seguinte:

Empresa líder do varejo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, telefonia e móveis no Brasil, contando com uma plataforma de varejo omnicanal única, integrada e inovadora;

Maior vendedor de produtos e serviços financeiros do mercado de varejo;

Marcas “top of mind” do consumidor brasileiro;

Excelente infraestrutura logística;

Bartira, a maior fábrica de móveis do Brasil;

Administração ágil, enxuta e experiente.

As Estratégias

O objetivo da Via Varejo é fortalecer sua posição de liderança no varejo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, telefonia e móveis do Brasil, de modo a proporcionar altas taxas de crescimento, lucratividade e geração de valor para seus acionistas. Para tanto, adotam as estratégias abaixo descritas:

Desenvolver sua plataforma de vendas omnicanal integrada, com o objetivo de sempre melhorar a experiência do cliente;

Aprofundar o processo de transformação digital, para aproveitar as oportunidades de crescimento baseadas em tecnologia, que possam ampliar sua oferta de produtos e serviços complementares para além do varejo;

Investir na expansão de sua presença geográfica e em aquisições seletivas que permitam manter a liderança e elevar o retorno aos acionistas;

Manter sua disciplina financeira.

Os Principais Riscos

A Via Varejo vem passando por um processo de turnaround, o que acaba gerando mais riscos para a empresa, o que significa que os investidores precisam ter cautela antes de investir na mesma, além de confiar na capacidade dos gestores de concluir o processo com maestria. Além disso, os riscos mais relevantes são:

A Companhia pode não conseguir implementar totalmente sua estratégia de crescimento e suas operações poderão ser adversamente afetadas;

As operações dos sistemas tecnológicos da Companhia estão sujeitos a riscos de falhas e interrupções e mal funcionamento;

Falhas nos seus sistemas, políticas e procedimentos de gestão de riscos poderão afetar adversamente os negócios;

A Companhia identificou determinadas irregularidades contábeis em 2019, o que a obrigou a fazer ajustes em suas demonstrações financeiras e controles internos. Não é possível garantir que a Via Varejo não será afetada por irregularidades ou erros contábeis no futuro.

A incapacidade ou falha em proteger sua propriedade intelectual ou a infração da propriedade intelectual de terceiros pode ter impacto negativo nos resultados operacionais da Companhia.

A Companhia pode não conseguir integrar e captar sinergias de aquisições e associações, como também pode não obter a aprovação dos órgãos necessários para a realização de suas operações societárias.

Os Principais Números

P/LP/VPAMargem LíquidaDividend
Yield (12m)
ROEDívida Líquida
/EBITDA
-23,635,42-4,65%-22,96% 27,27

Não se assuste, vamos explicar os indicadores para você:

Preço/Lucro é o múltiplo que indica o número de anos que o investidor receberia de volta o capital investido, considerando que os lucros se mantivessem constantes;

Preço/Valor Patrimonial por Ação indica quantas vezes o mercado está pagando pelo Patrimônio Líquido da empresa;

Margem Líquida indica o quanto a empresa teve de lucro sobre sua Receita Líquida.

Dividend Yield indica quanto a empresa pagou de dividendos em relação ao preço atual nos últimos 12 meses.

ROE é a Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido, ou seja, quanto de lucro a empresa teve em relação a seu patrimônio.

Dívida Líquida/EBITDA é quanto tempo levaria para pagar a dívida líquida da empresa (Bruta – Caixa) considerando o EBITDA atual. Normalmente, esse indicador é saudável quando ele é menor que 3. No caso da Wiz, a mesma não possui dívidas.

Como você pode perceber, os indicadores da Via Varejo mostram que a empresa está tendo grandes dificuldades de passar pelo seu processo de turnaround, tendo prejuízo e estando bastante endividada. O investidor que optar por esse investimento precisa estar ciente do risco real de perda total do capital investido.

Apesar disso, a empresa ainda recebe muita confiança dos analistas, que acreditam que a mesma vá conseguir passar por esse turnaround e ter uma valorização explosiva. Prova disso é que ela é uma das Principais Ações do Mês, sendo recomendada pela maior parte das casas de análise e corretoras.

Então, compro Via Varejo?

Isso é você quem tem que decidir, mas obviamente estamos aqui para te ajudar.

A nossa plataforma de carteiras recomendadas é a mais completa do país, possuindo relatórios, análises e recomendações de mais de 15 equipes de analistas das principais corretoras e bancos do país.

Acesse as nossas Carteiras Recomendadas, confira a opinião dos analistas sobre a Via Varejo e tome sua decisão apoiada pela maior cobertura do mercado financeiro.

Fonte: RI da Companhia

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