Explorando a B3

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
B3

A empresa a ser explorada hoje é a famosa B3 (B3SA3), também conhecida como a nossa bolsa de valores. É válido destacar que a empresa exerce diversos serviços além dos de negociação, como veremos abaixo.

A B3

A B3 é uma sociedade anônima de capital aberto e uma das maiores empresas provedoras de infraestrutura para os mercados financeiro e de capitais do mundo em valor de mercado, oferecendo serviços de negociação (bolsa), pós-negociação (clearings), registro de operações de balcão e infraestrutura para os mercados de financiamento de veículos e imóveis.

A B3 tem por objeto exercer ou participar em sociedades que operam atividades voltadas para a administração, organização, e desenvolvimento de ambientes ou sistemas adequados à realização de negócios de compras e vendas, leilões e operações especiais envolvendo valores mobiliários, títulos, direitos e ativos, no mercado de bolsa e no mercado de balcão organizado, bem como ao registro de operações bilaterais realizadas em balcão. Adicionalmente, também desenvolve soluções voltadas para a cadeia de financiamento de veículos e imóveis.

A infraestrutura tecnológica e o arcabouço de regras nos ambientes administrados pela companhia suportam as atividades de negociação, quando participantes do mercado estão negociando as condições da transação, e de pós-negociação, com destaque para a compensação, administração de risco, gestão de garantias, liquidação e registro ou depósito dos ativos.

A empresa também faz a gestão centralizada de base de dados de gravames sobre veículos e desenvolve e oferece sistemas de tecnologia da informação e de processamento de dados, que apoiam as instituições financeiras no processo de concessão de financiamento de veículos e imóveis.

Por fim, a B3 também oferece serviços e sistemas para os participantes de mercado e emissores, além de desenvolver soluções e produtos baseados nos dados que transitam por seus ambientes.

Operações

Para quem acha que a B3 oferece somente serviços de negociação, está muito enganado. Além desse, a companhia oferece uma grande gama de opções, sendo as principais:

Plataforma de Negociação: plataforma eletrônica que permite o acesso de participantes e investidores interessados em negociar os títulos e contratos, permitindo que compradores e vendedores se encontrem e realizem negócios.

Contraparte Central e Compensação: combinação de plataforma eletrônica, modelos de risco e processo que monitoram as posições compradas e vendidas, calculando o saldo líquido multilateral e a gestão e monitoramento de risco do mercado. Atuando como contraparte central garantidora (CCP), a câmara de compensação se interpõe entre compradores e vendedores e assume a responsabilidade de honrar todas as compras e todas as vendas;

Câmara de liquidação: sistema que controla e processa a troca de dinheiro pelos títulos e valores mobiliários negociados entre compradores e vendedores ou exclusivamente a troca de dinheiro no caso de derivativos financeiros;

Central depositária: responsável pela contabilização, guarda e tratamento de eventos corporativos (pagamento de proventos e desdobramentos, por exemplo) dos ativos depositados no ambiente;

Registro: registro de operações envolvendo instrumentos bancários, renda fixa corporativa e derivativos realizadas no mercado de balcão;

Plataformas, conexões, acesso e serviços de tecnologia: serviços de estações de negociação, portas de conexão para o envio de ordens, servidores para uso nas mesas de negociação dos participantes ou nas suas filiais, e contratação de faixa de limite de ofertas por minuto, dimensionada conforme estratégia operacional do participante;

Dados e relatórios analíticos: serviços de informações geradas pelos mercados de renda variável, derivativos financeiros e de mercadorias, renda fixa, além de índices e de notícias sobre os mercados de atuação.

Serviços da B3 e seus Drivers. Fonte: RI da empresa.

As Vantagens Competitivas

As principais vantagens competitivas da B3 são as seguintes:

Verticalidade: a B3 possui capacidade de atender verticalmente a todos os segmentos em que atua;

Soluções completas: a empresa é capaz de oferecer soluções completas para o registro de operações de balcão envolvendo instrumentos de renda fixa e derivativos;

Sem concorrência relevante: a B3 é a única provedora de soluções completas para atividades consideradas fundamentais dentro da economia brasileira.

Alavancagem operacional: uma das principais vantagens do modelo de negócios da B3 é o elevado nível de alavancagem operacional. Por conta do seu enorme porte e a possibilidade de diluir os relevantes custos fixos dentro do seu ramo de negócios, isso permite a empresa a lidar com elevados aumentos de volumes sem que seja necessária a realização de novos investimentos.

Além disso, a companhia possui expertise e capacidade interna para atuar no desenvolvimento de sua infraestrutura e aprimoramento dos seus serviços além de possuir parcerias com empresas e instituições que são referência em tecnologia, o que garante uma oferta de sistemas mais eficientes.

Estratégia da B3. Fonte: B3 Day.

Os Principais Riscos

A B3 depende fundamentalmente de tecnologia e sistemas para o funcionamento dos seus negócios;

Danos à sua credibilidade, imagem ou reputação poderão causar efeito prejudicial sobre a empresa;

A companhia está exposta a diversos riscos financeiros que poderão afetar adversamente o valor de mercado de suas ações e a sua condição financeira;

A B3 depende de pessoas chave para administrar seus negócios e executar suas atividades;

A empresa pode não ter sucesso na identificação de ameaças ou oportunidades de negócios, execução de plano estratégico e manutenção de parcerias estratégicas e de vantagens competitivas.

Os Principais Números

P/LP/VPAMargem LíquidaDividend
Yield (12m)
ROEDívida Líquida
/EBITDA
32,834,98 47,79% 3,53% 15,17% -1,29

Não se assuste, vamos explicar os indicadores para você:

Preço/Lucro é o múltiplo que indica o número de anos que o investidor receberia de volta o capital investido, considerando que os lucros se mantivessem constantes;

Preço/Valor Patrimonial por Ação indica quantas vezes o mercado está pagando pelo Patrimônio Líquido da empresa;

Margem Líquida indica o quanto a empresa teve de lucro sobre sua Receita Líquida.

Dividend Yield indica quanto a empresa pagou de dividendos em relação ao preço atual nos últimos 12 meses.

ROE é a Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido, ou seja, quanto de lucro a empresa teve em relação a seu patrimônio.

Dívida Líquida/EBITDA é quanto tempo levaria para pagar a dívida líquida da empresa (Bruta – Caixa) considerando o EBITDA atual. Normalmente, esse indicador é saudável quando ele é menor que 3.

Os indicadores da B3 demonstram uma companhia que não é nenhuma barganha, mas que também é sólida e bem estruturada. Mesmo sendo uma empresa de grande crescimento, a empresa ainda pagou 3,53% de dividendos nos últimos 12 meses, em um ano de pandemia, é válido lembrar, onde boa parte das outras companhias sofreram.

Ademais, seu ROE e sua Margem Líquida são excepcionais, além da empresa não ser nada endividada, possuindo caixa líquido positivo.

Coincidência ou não, a B3 é uma das empresas mais recomendadas pelos analistas nas nossas Super Ações, o que significa que temos diversas casas de análise e corretoras analisando esse ativo todo mês em nossas Carteiras Recomendadas.

A opinião dos analistas

Os analistas do BTG Pactual acreditam que a empresa tem tudo para se beneficiar do “financial deepening”, além das taxas de juros nas mínimas históricas contribuírem para o sucesso da mesma.

Para a Guide Investimentos, a expectativa é de que os números operacionais da B3 continuem com um volume mais forte neste 2021, além de destacar o poder de diversificação da receita da B3, com fluxo bastante resiliente.

Para a equipe do Itaú BBA, a empresa ainda se encontra descontada, tendo um potencial de valorização de mais de 15% até alcançar seu preço-justo.

Quer conferir as teses completas? Acesse as Carteiras de Ações Mensal e veja o que cada corretora e casa de análise tem a dizer sobre a empresa.

Então, compro B3?

Isso é você quem tem que decidir, mas obviamente estamos aqui para te ajudar.

A nossa plataforma de carteiras recomendadas é a mais completa do país, possuindo relatórios, análises e recomendações de mais de 15 equipes de analistas das principais corretoras e bancos do país.

Acesse as nossas Carteiras Recomendadas, confira a opinião dos analistas sobre a B3 e tome sua decisão apoiada pela maior cobertura do mercado financeiro.

Ficou com alguma dúvida? Aproveite o nosso formulário para enviar algum feedback, sugestão de pauta, críticas ou qualquer tema do seu interesse. Nós vamos te ouvir!

Receba conteúdos diariamente por e-mail

Acionista

Acionista

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Receba notícias pelo Telegram

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Já acessou o
Clube Acionista hoje?

A conexão certa para seus investimentos

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.