Publicidade
Publicidade
Publicidade

Evite ser influenciado na temporada de resultados trimestrais

Data da publicação

Categoria

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Categoria

Data da publicação

Em época de temporada de resultados trimestrais, muitos investidores acabam indo na onda das especulações. Então, influenciados por outros, no efeito sardinha, tendo maus resultados. Isto é, seguindo a manda por algo que já aconteceu.

Assim comentaremos de forma objetiva sobre o que você deve e sobre o que você não deve fazer. Afinal, investir é buscar o maior retorno possível ao longo do tempo.

Fique Atento

O mercado de ações já é especulativo normalmente. Mesmo que não devesse ser, em épocas de resultados essa natureza de cassino só aumenta. Dessa maneira, fuja da mentalidade de retorno rápido. Da mesma forma, aquela intenção que se traduz ao curtíssimo prazo. Mas sim, construa suas convicções visando o seu futuro. E buscando aprender com os erros e adversidades.

Mas como fazer isso?

Aprender através de relatórios de análises é uma das possibilidades.

No Clube Acionista, temos as opiniões de diversos especialistas entre corretoras e casas de análises que discorrem sobre os resultados. E você pode ver tudo em um só lugar. Assim, facilitando e otimizando o seu tempo. Desse modo, você vai perceber que quanto mais analistas possuem uma visão positiva sobre a empresa, menor a chance de eles estarem errados sobre a mesma.

Outra alternativa é buscar conhecimentos de contabilidade para ser capaz de realizar uma análise inicial dos resultados. Por este motivo, criamos a série Raio X Empresas no Clube Acionista, que reúne os destaques contábeis e as opiniões de analistas sobre os números divulgados pelas empresas.

O que fazer em época de temporada de resultados trimestrais

Veja 4 dicas para saber o que fazer:

  • Atente-se aos números.

Focar no que realmente importa. Ou seja, os resultados das empresas e não a cotação das ações após a divulgação dos mesmos.

Pois, o que define o valor justo de uma empresa são seus fundamentos e não dos preços das ações.

  • Observe os exageros.

Aproveite a maior volatilidade criada nesse período. Muitas vezes o mercado exagera na reação de um resultado, bem como interpreta de um jeito totalmente contrário à uma projeção de longo prazo. Assim, gerando oportunidades de compra .

Deste modo, seguir as avaliações entre os diversos analistas servem de guia para observar as oportunidades.

  • Compare

Acima de tudo, se questione sobre cada avaliação. Isto é, entre um resultado bom ou ruim, vá atrás de relatórios observe diferentes comentários sobre um mesmo resultado. Assim, questione a reação do mercado e veja se faz sentido.

Dessa maneira você irá aprender e evoluir como investidor, bem como tomar as decisões com bons critérios.

  • Aproveite para conhecer.

Cada análise é uma nova chance para conhecer mais sobre a empresa. Dessa forma você estará mais próximo dos projetos, dos responsáveis na gestão e do que esperar para o futuro.

Então, permitirá que você se sinta confortável em aportar seu dinheiro.

O que você NÃO deve fazer

  • O efeito sardinha

Ou seja, seguir a dica quente que garante ser a “próxima Magazine Luiza”. Como ninguém sabe sobre o o futuro, tente não especular.

Evite correr riscos que talvez desconheça.

  • A emoção

O sentimento entre euforia e caos são constantes, muitas vezes provocadas pelas oscilações dos preços no dia a dia. Como resultado, muitos tomam decisões precipitadas. Como você já deve saber, o mercado é irracional, e seguir a manada só te deixará para trás.

  • A empresa.

Comprar uma ação sem conhecer a empresa. Isto é, nunca compre uma ação se você não sabe como ela (a empresa) ganha dinheiro.

Publicidade

A cobertura completa para atrair bons investimentos

Concluindo

A temporada de resultados trimestrais é uma das mais aguardadas pelos investidores. Afinal, informações relevantes são publicadas e no Clube Acionista reunimos tudo um só lugar. Além disso, essas épocas geram mais volatilidade, o que acaba por gerar mais oportunidades.

Ao passo que se tornar importante ficar atento à data divulgação de resultados e para as opiniões dos analistas.


A temporada de Resultados Trimestrais

A transparência para as suas decisões de investimentos. No Clube Acionista, você pode acessar diversos relatórios sobre as empresas e as projeções conforme cada analista.

O Potencial e Preço-Preço Alvo você encontra no Raio X Empresas.

Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações em um só lugar.

consenso de mercado do GUIA IGC-NM reúne a opinião dos principais analistas do mercado com relação ao preço alvo e o que fazer (comprar, vender ou manter) com cada empresa que compõe o Índice de Governança Corporativa – Novo Mercado B3.

No Raio X Empresas, além das análises você encontra as três (03) principais Agendas que todo investidor deveria acessar:

  • Os Resultados Trimestrais;
  • As Assembleias;
  • E os Dividendos.

A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.

APROVEITE!

Autor

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.