Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mulheres em Ação

EuCEO: Grazi Rossato, da Viaflow “Minha jornada empreendedora e pioneira da tecnologia para negócios”

Data da publicação

Somos um coletivo de empoderamento feminino e nascemos para amplificar vozes de MINAS de Propósito. Abraçamos todas causas em prol de um mundo melhor. Compartilhando, Inspirando e Debatendo, através de eventos presenciais e online, unindo mulheres para ouvir outras mulheres e assim construirmos a sororidade que tanto almejamos. Já realizamos mais de 15 eventos nos últimos 2 anos e mais de 50 histórias foram contadas por mulheres de 2 países, e 6 estados com diferentes classes sociais, raças, profissões, idades, medos, anseios, sabotadoras, imprevistos, e parceiras. Ainda pequenas almejamos chegar na ONU e ganhar força de mais organizações.

Data da publicação

Grazi Rosssato Arquivo Pessoal Divulgação Minas de Propósito

Era 1994 e lembro do meu pai bancário dizendo: “Filha, no banco estão chegando uns computadores que fazem coisas incríveis e estão automatizando tudo. Vale conhecer mais sobre isso, viu?”

Minha família sempre achou que ter negócio próprio era uma grande loucura. “Por que não tentar um concurso público!?” – dizia minha mãe. Mas, sempre gostei de desafios e fui, ou melhor sou muito determinada.

Desde os 12 anos de idade, sempre sonhei em ter meu próprio negócio!

Publicidade

Realizei minha formação em Caxias do Sul, com 15 anos troquei a famosa festa de debutante por morar nos Estados Unidos. Iniciei meu segundo grau por lá. Aos 16 anos me mudei para Porto Alegre para estudar Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas. Esse foi meu primeiro contato com Tecnologia. Me apaixonei e tive a certeza da minha escolha.

Fiz toda a minha faculdade trabalhando. Durante o dia fazia estágio, vendia roupas, cosméticos e a noite estudava. Nessa época morava sozinha. No entanto, para abrir meu próprio negócio, tinha consciência de que precisava aprender e me capitalizar um pouco antes de arriscar. Para isso, trabalhei em diversas empresas: Brigada Militar, PROCERGS, TRENSURB, INFRAERO, sempre com automação de negócios.

Aos 20 anos, era analista, desenvolvedora e implantava projetos de workflow e automação em todos os aeroportos certificados do país. Ganhava uma diária para viajar e salvava grande parte desse dinheiro, afinal, não tinha investidor anjo, nem “paitrocínio”, apenas um sonho: ter uma empresa de tecnologia que valorizasse as pessoas e apoiasse na transformação dos negócios. Eu não entendia muito bem, mas o lucro para mim era uma consequência e não o objetivo principal.

Finalmente formada, aos 21 anos comecei a empreender atendendo duas empresas sob demanda. Com 23 anos de idade e sem qualquer investimento externo, dei início ao sonho da Viaflow, com o objetivo de prestar serviços de workflow aproximando a tecnologia dos negócios. Éramos eu, um sócio, um colaborador e dois clientes.

Algum tempo depois, cursei FGV-MBA em Gestão Estratégica de TI, cujo trabalho de conclusão foi o Plano de Negócios para a Viaflow. Foi nesse momento que aprendi que para acelerar o crescimento de um negócio precisamos de bons parceiros. Lembro do dia em que, extremamente nervosa, recebi a IBM e a Ingram no nosso escritório de menos de 40 m² em Porto Alegre.

Sou um mulher em um segmento predominantemente masculino, mas nunca me intimidei. Ter postura, atitude e repertório, faz com que sejamos respeitadas e admiradas. No entanto, gosto de destacar os desafios e a responsabilidade de ter um negócio próprio, pois poucas pessoas têm realmente noção do que isso representa. Tenho a consciência de que não pagamos apenas salários, transformamos vidas e sustentamos famílias e quanto mais o seu negócio cresce, mais vidas dependem de você.

A Viaflow sempre teve um olhar social. Em 2009, recebemos o título “Mais Inovadora que a Imaginação dos Clientes” pela IBM por uma solução de digitalização de documentos com valor legal. A trituração dos papeis e redução de arquivos morto era vendido e a verba doada para o Instituto do Câncer Infantil. Hoje temos um programa denominado FlowTalents, um projeto social e inclusivo para a tecnologia que atende pessoas em transição de carreira ou novos profissionais. Em 2021 esse programa foi agraciado com o prêmio Top Ser Humano pela ABRH/RS.t

Publicidade

Em 2010, atrelamos a imagem da empresa a mensagem “Think Outside the Box” ou “Pense fora da caixa”. A criatividade sempre foi um ponto forte do time da Viaflow. Mesmo trabalhando com tecnologia, rodeada por máquinas, sempre acreditei na importância do desenvolvimento humano como forma de manter o ambiente de trabalho produtivo e com resultados.

Neste mesmo ano, casada, eu e o meu marido decidimos ser pais. Como em tudo na minha vida, planejei o mês que engravidaria, quando nasceria e como seria. Confesso que essa foi a principal lição de toda minha vida. Meu filho veio naturalmente quase 5 anos depois, após uma longa jornada de tratamentos e espera. Sabe o aprendizado disso? Não controlamos tudo, nem na vida e nem nos negócios, mas temos que ser fortes e determinados, porque quando ele veio, fez tudo valer a pena. Enrico Rossato Paliarini é taurino, cheio de personalidade e veio para me ensinar a dizer não para uma reunião, virar minha vida de cabeça para baixo quando está doente ou precisa de mim e tirar meu foco do trabalho porque ele precisa muito brincar de massinha. Ele é meu equilíbrio e o projeto mais importante e mais desafiador que realizei. Assim é a vida empreendedora, precisamos ter calma porque quem acredita e trabalha, sempre alcança.

Aprendi muito com minha jornada e demorei muito para reunir profissionais que me oferecem um bom time de trabalho. Quase fechei as portas por duas vezes e costumo dizer que estou na Viaflow 3.0. Tudo mudou quando resolvemos internalizar a área de pessoas. A maioria das empresas que está começando acaba, por questões financeiras, terceirizando marketing, jurídico, financeiro e recursos humanos (ou relações humanas, como prefiro dizer). Uma empresa de tecnologia precisa ter no centro as pessoas – sejam elas nossos clientes, parceiros, fornecedores ou profissionais.

E por falar em cliente… bom, prefiro tratar como parceiro. Estamos lado a lado, em uma relação ganha-ganha onde um depende do outro para entregar seus resultados. Assim que nos apresentamos e que buscamos atuar. Não somos uma empresa perfeita, mas nossa atitude diante dos desafios é que nos diferencia das demais empresas. O cliente é o nosso principal vendedor. É ele quem está nos grupos ou comunidades de tecnologia, nas redes sociais dando referências da qualidade do nosso trabalho.

Além disso, é fundamental engajar as pessoas na estratégia e compreender que cada indivíduo tem seu tempo de compreensão e sua forma de aprendizado. Isso requer paciência, coisa que muitas vezes o empreendedor não tem. Sem o alinhamento e o engajamento dos times, não há empresa que perpetue e nem execução da estratégia, etapa mais importante de todas.

Também incluiria nessa lista a importância da diversidade ou complementariedade de capacidades dos principais líderes. É super importante ter no time estratégico pessoas com conhecimentos diferentes do seu e que saibam muitas vezes mais do que você sobre diversos assuntos. Isso gera inovação, evolução e maturidade corporativa.

Não podemos deixar de esquecer do principal desafio de empresas de tecnologia atualmente: turnover. Manter bons talentos não é apenas pagar bem as pessoas pelo que elas fazem, mas estabelecer um ambiente de trabalho sadio e propício à criação, com liberdade e alinhamento de expectativas. Criar um programa para isso em geral é importante, mas nada substitui o bom ambiente de trabalho, a transparência e o desenvolvimento das lideranças, principais pontos de contato dos colaboradores.

Se posso deixar algumas dicas após compartilhar minha história, ressalto:

  1. Se relacione, converse com pessoas – escutar boas histórias é inspiração para sua jornada empreendedora.
  2. Estude, mas não traga tudo para dentro da sua empresa pois nem tudo se encaixa no seu momento.
  3. Construa o plano com seu time estratégico e priorize a execução das ações.

Me classifico como uma mulher, mãe, esposa em constante evolução. Sou apaixonada pelo que faço, de verdade. Brilha meus olhos falar do meu sonho. Tenho orgulho da minha jornada, mas confesso que sou mais apaixonada pelo futuro do que pelo passado. Este serve como aprendizado. De qualquer forma, estou certa de que tomei a melhor decisão com o conhecimento e experiência que tinha em cada momento. Devemos usar a emoção e a intuição apenas nos momentos em que faltarem informações para a tomada objetiva de decisão. O mundo dos negócios é para pessoas fortes e determinadas.

Publicidade

A cobertura completa para atrair bons investimentos

Escrever esse texto foi gratificante pois pude reviver e revisitar momentos de muita importância ao longo da minha jornada. Aliás, recomendo esse exercício para você. 😊 Não tenho pretensão de ditar regras, apenas de expor um pouco da minha história e dos mais de 25 anos no mercado de tecnologia para negócios. Deixo aqui minha semente inspiradora, assim como diversas vezes eu fui inspirada por outras mulheres.

Estou pronta para voar, cada vez mais alto sempre focada em pessoas e tecnologia. Sigo firme no meu propósito de ser referência e inspiração para os profissionais, parceiros e mercado por promover uma atitude empreendedora, social e positiva com foco em resultado.

Se chegou até aqui, espero que você tenha gostado. E fique à vontade para me adicionar no LinkedIn, assim podemos trocar e aprender juntas!

@grazirossato

CEO & Founder da Viaflow Talentos e Tecnologia.Empreendedora desde os 21 anos no ramo da tecnologia aplicada aos negócios, com mais de 25 anos de experiência nessa área. Possui formação em administração, gestão de tecnologia e liderança. Gaúcha de Caxias do Sul/RS, atualmente mora em São Paulo/SP.

Autor

Somos um coletivo de empoderamento feminino e nascemos para amplificar vozes de MINAS de Propósito. Abraçamos todas causas em prol de um mundo melhor. Compartilhando, Inspirando e Debatendo, através de eventos presenciais e online, unindo mulheres para ouvir outras mulheres e assim construirmos a sororidade que tanto almejamos. Já realizamos mais de 15 eventos nos últimos 2 anos e mais de 50 histórias foram contadas por mulheres de 2 países, e 6 estados com diferentes classes sociais, raças, profissões, idades, medos, anseios, sabotadoras, imprevistos, e parceiras. Ainda pequenas almejamos chegar na ONU e ganhar força de mais organizações.

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Newsletter Mulheres em Ação

Cadastre-se e receba semanalmente as novidades da página e dicas de conteúdos exclusivos.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.