Enquanto voltam a subir os juros no Brasil; nos EUA um início de queda; a bolsa brasileira instável; o dólar acima dos R$ 5; política fiscal insuficiente entre outros fatores, o investidor busca o refúgio seguro, seja em ativos mais sólidos, seja em outras modalidades de investimentos. E está errado? Não. Neste cenário de incertezas domésticas e internacionais, entre tantas opções, ETFs (Exchange-Traded Funds) são indicados para quem quer diversificação, liquidez e transparência com baixos custos.

Para o especialista em investimento do Acionista, Gustavo Guerses, “ETF é o instrumento mais fácil e barato para investir em algum mercado sem precisar ter o trabalho de estudar individualmente cada negócio ou produto”. Os ETFs são fundos de investimento negociados em bolsa que replicam índices de referência. Eles são adequados para diversos perfis de investidores, desde conservadores até arrojados. 

Características dos ETFs

Diversificação: Um dos principais benefícios é a diversificação instantânea que proporcionam. Ao investir em um ETF, o investidor está comprando uma cesta de ativos que pode incluir ações, títulos, commodities, entre outros. Isso reduz o risco específico de um ativo individual. 

Liquidez: São negociados em bolsa como ações, permitindo compra e venda ao longo do dia. Isso oferece uma flexibilidade que não é encontrada em fundos de investimento tradicionais. 

Transparência: A composição da carteira é divulgada diariamente, proporcionando clareza sobre os ativos subjacentes. Isso permite que os investidores saibam exatamente no que estão comprados (ou vendidos). 

Baixos Custos: Geralmente, possuem taxas de administração menores em comparação com fundos de investimento tradicionais. Isso se deve ao fato de muitos serem passivamente geridos, replicando um índice de mercado.

 Flexibilidade Fiscal: A estrutura de criação e resgate permite minimizar a realização de ganhos de capital, o que pode resultar em menor carga tributária para os investidores. 

Saiba os dois ETFs que o Acionista destaca neste mês assinando o Clube! Lá você tem acesso às informações exclusivas! VEJA TUDO POR AQUI.

Publicidade

Já pensou que investir sem um preço-alvo é como dirigir sem um destino?