A empresa informou que investiu US$ 6 milhões para adquirir uma participação minoritária na Boston Electrometallurgical Company (Boston Metal), que desenvolve uma tecnologia destinada ao tratamento do minério de ferro para a produção de aço sem emissão de dióxido de carbono.

Apesar de não trazer impacto imediato para a Vale, esta notícia pode ser considerada como positiva; por ser alinhada com os princípios que a empresa vem defendendo de um “Novo Pacto com a Sociedade”. Além disso, esta nova tecnologia vai incentivar o uso de minério com alta qualidade, produto que a Vale dispõe.

A Boston Metal foi fundada em 2012 por professores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), sendo ainda pré-operacional. Estes cientistas estão desenvolvendo uma tecnologia denominada Molten Oxide Electrolysis (MOE), que reduz óxidos metálicos como o minério de ferro usando eletricidade.

As ações da Vale subiram 88,5% nos últimos doze meses e o Ibovespa teve uma valorização de 5,0%. A cotação de VALE3 no último pregão (R$ 94,25) estava 8,8% abaixo da máxima alcançada nos últimos doze meses e 202,6% acima da mínima no período.

GUIDE INVESTIMENTOS: VALE (VALE3) permitirá com que mudanças no estatuto sejam votadas por partes

A Vale divulgou que seu conselho de administração aprovou alterações na propostas de reforma do estatuto para permitir que as mudanças no documento sejam votadas por partes e não mais em bloco. Com isto, já foram alterados alguns pontos do documento.

A companhia ainda aprimorou a redação de alguns itens da reforma para esclarecer especialmente um tema que acabou causando grande polêmica ao longo dos últimos dias, que é adoção do voto contrário na votação do conselho.

A empresa esclarece que não está criando um “sistema de soma algébrica”, antes o conselho era eleito por chapa; e agora será pela votação individual em cada candidato.

Impacto: Positivo. Com a recente mudança aprovada e anunciada, a empresa planeja atender a demanda de acionistas internacionais que alegam que na votação por chapa; quando discordam de determinado nome, acabam tendo de aceitá-lo por estar dentro da indicação.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis