Publicidade

Embargo da China à carne já afetou um pouco exportações no 3º tri, diz IBGE

Data da publicação

Categoria

“O Estado de S. Paulo” é o mais antigo dos jornais da cidade de São Paulo ainda em circulação . Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez “A Província de S. Paulo” – seu nome original.

Categoria

Data da publicação

A queda recorde nas exportações, que tombaram 9,8% no Produto Interno Bruto (PIB), na comparação com o segundo trimestre, já foi afetada pelo embargo da China às compras de carne do Brasil, informou nesta quinta-feira Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo os pesquisadores do IBGE, como o embargo começou no início de setembro, já produziu efeitos sobre o PIB do terceiro trimestre.

Conforme os dados das Contas Nacionais Trimestrais, divulgados hoje pelo IBGE, o tombo de 9,8% nas exportações foi o maior, nessa ótica de comparação, já registrado na série histórica do PIB, iniciada em 1996.

Segundo Palis, apesar do efeito do embargo à carne no fim do terceiro trimestre, o principal motivo para tamanha queda nas exportações foi a base de comparação elevada no segundo trimestre. Na comparação com o terceiro trimestre de 2020, as exportações avançaram 4,0%, abaixo do salto de 14,2% visto no segundo trimestre ante igual período de 2020.

Publicidade

Já as importações, que caíram 8,3% ante o segundo trimestre, mas saltaram 20,6% sobre o terceiro trimestre de 2020, tiveram impacto da compra e fabricação de vacinas.

Na comparação interanual, as importações foram puxadas pela indústria automotiva, por farmacêuticos e farmoquímicos, máquinas e equipamentos e produtos químicos.

Segundo Palis, o Brasil já importa bastante farmoquímicos, mas, no terceiro trimestre, a compra de vacinas prontas contra a covid-19 e de insumos para produzir as vacinas fabricadas localmente elevaram ainda mais essas importações.

Autor

“O Estado de S. Paulo” é o mais antigo dos jornais da cidade de São Paulo ainda em circulação . Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez “A Província de S. Paulo” – seu nome original.

Informações + Recomendações de investimentos em um só lugar

Compartilhe esse post nas suas redes!

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

A conexão certa para seus investimentos

Diversas recomendações para você investir melhor!

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.