Educação Financeira X Finanças Pessoais Descubra as diferenças entre elas

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

Muitas pessoas ainda confundem Educação Financeira com Finanças Pessoais. Pois as duas lidam com mundo do dinheiro.  Porém, entender as características próprias de cada uma dessas modalidades e como praticá-las no seu dia a dia, trará inúmeros benefícios.

As Finanças Pessoais envolvem a forma de gestão dos recursos, com o controle de ganhos e gastos. É uma atuação prática do registro de receitas e despesas que pode ser feito em papel, planilha em Excel ou aplicativos de gestão financeira. Ela é uma ciência exata e está diretamente relacionada com cálculos e planilhas.

Já a Educação Financeira é uma ciência humana, que busca uma mudança de comportamento mental em relação ao uso do dinheiro, promovendo o consumo consciente para realização de sonhos e objetivos.

A Educação Financeira é relativamente nova. Ela foi normatizada pela ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira, criada através do Decreto 7.397/2010 pelo Governo Federal. Há muito o que ser aprendido com ela e os seus conceitos a serem disseminados, como forma de educar a população, ensinando-a a lidar com seu próprio dinheiro.

A Educação Financeira é de suma importância para todos numa sociedade. Começando na infância e permeando todas as fases da vida. Pois uma pessoa educada financeiramente está preparada para fazer boas escolhas com o seu dinheiro. Começando pelo consumo consciente, aprendendo a poupar e investir.

Por fim, chegamos à conclusão de que Finanças Pessoais e Educação Financeira são sim modalidades diferentes, mas que juntas vão potencializar o resultado financeiro. Pois, enquanto nas Finanças Pessoais colocamos em pratica o controle de entrada e saída de dinheiro, é na Educação Financeira que aprendemos como lidar com ele. Através de uma mudança de hábitos e costumes para fazer boas escolhas, promovendo o consumo consciente para realização de sonhos e a construção da independência financeira.

A Educação Financeira é o caminho certo para melhorar a sociedade!

Até Breve!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Publicidade

Leia também

Destaques da bolsa ativos durante o pregão - das 10h as 17h - Fonte: Google Finance - delay aprox. de 20 min.

*Dados inativos fora do horário do pregão.

Nossa missão é ajudar você a investir melhor com uma variedade de conteúdos, de diversas fontes. Acreditamos que quanto mais você se informa, melhor você decide!