Continuando nossa série exclusiva sobre as empresas que apresentaram resultados fortes no quarto trimestre e veem as cotações de suas ações subirem nos meses seguintes.

Desta vez encontramos uma empresa pouco conhecida, que se destaca por gerar lucros fora das grandes cidades através. Focada principalmente no setor do varejo e algumas operações diversificadas em seu portifólio. A Grazziotin, grande entre as pequenas cidades que atua e pequena entre seus pares inseridos na B3 se destaca em seus números sazonais.

O setor

Dividiremos nos dois setores de atuação da companhia: varejo e agropecuária.

O varejo é um setor muito atrelado ao desenvolvimento da economia, portanto o atual cenário de crescimento, com inflação controlada e juros nas mínimas históricas gera um ambiente positivo. Junto a isso, o desemprego, torna-se um importante indicador pois consequentemente demando o consumo de bens pessoais.  As perspectivas para o curto prazo são boas, mesmo com dados da atividade mais recentes indicando ainda uma recuperação lenta, com a economia aos poucos crescendo, e mais empregos sendo gerados. Sendo assim, o setor de varejo tem a capacidade de absorver do momento atual.

Vale lembrar que este setor (varejo) é marcado por forte concorrência, o que se traduz em margens mais baixas do que em outros setores, se tornando altamente dependente da capacidade operacional de cada empresa para fazer acontecer.

No setor de agropecuária, este é um dos mais importantes do país, considerando que representa cerca de 30% do PIB, que é a soma de todas as riquezas produzidas no país. É altamente dependente das condições climáticas e da maior produtividade do período das safras.

É muito importante ter em mente que as empresas inseridas nesse setor são altamente cíclicas e são controladas pelos preços das commodities. Portanto, os movimentos dos preços e o mercado internacional pode interferir no setor.

A Grazziotin (CGRA4)

A rede Grazziotin caracteriza-se por ser uma loja de vestuário, decoração para casa, voltada à família, autosserviço, volume de produtos com preço baixo e crediário facilitado, busca constante de novos clientes.

Hoje a Grazziotin S/A é uma empresa com 4 redes como atividade principal o vajero, que opera nos três estados do sul do Brasil.

Além disso, o grupo possui outros negócios, atua também nos setores de pecuária e reflorestamento.

As redes de lojas e suas estratégias

Rede Grazziotin – que se caracteriza por ser uma loja de vestuário e decoração para casa, atuando sempre com preços baixos como forma de estratégia na busca por novos clientes e fidelização dos mesmos.

Rede Tottal Casa e Conforto – A rede Tottal busca se destacar em comercializar produtos de utilidades do lar, nos setores de bazar e cama, mesa e banho, sempre com uma estratégia de preços baixos e competitivos.

Rede Pormenos – É uma rede de autosserviço que comercializa produtos de qualidade, com variedade, volume, preço baixo e crediário facilitado aos clientes. Seus principais produtos são a linha de confecções, calçados, roupas íntimas, cama, mesa e banho. Seu foco está no varejo popular.

Grife Franco Giorgi – Marca própria do grupo de moda masculina no qual o foco é na qualidade, conforto, estilo e tendência. 

Demais Ativos

O Grupo Grazziotin, além do varejo, possui outros ativos.

Grato Agropecuária – Uma empresa do setor agropecuário localizada na região extremo oeste da Bahia, com filiais nos municípios de São Desiderio e Correntina. Construída com 1989 por meio de uma parceria com a Todeschini S.A, na qual cada uma detém 50% do capital da empresa. Atua no plantio de soja, feijão, milho e algodão.

Centro Shopping – Centro de compras na região de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com cinco andares, que possui lojas, praça de alimentação e elevadores panorâmicos.

Grazziotin Financiadora – Oferece aos clientes das lojas do Grupo financiamento do Crédito Direto ao Consumidor (CDC – operação de financiamento, pagamento parcelado, destinado a pessoas físicas para aquisição de bens comprados na rede de Lojas do Grupo) e Crédito Pessoal (modalidade de empréstimo exclusivo para pessoas físicas clientes da Grazziotin). 

Floresta Grazziotin – Área do município de Piratini de 1.490ha, onde foi plantada mais de 400 mil árvores de Pinus Elliotti. A exploração é baseada na venda de árvores (toras). A empresa tem por objeto a exploração de florestas, mediante plantio de mudas, poda, corte e beneficiamento de madeira e vendas para o mercado interno e externo.

Essas demais empresas correspondem a menos de 25% do portfólio total da empresa. Portanto o setor do varejo possui maior significância na hora de entregar os resultados e sustentar o operacional da empresa.

Vantagens competitivas

Gestão: A companhia tem enraizada no seu modo de trabalhar, uma cultura muito forte com relação ao trabalho, ao varejo e o conservadorismo financeiro. O seu time de gestores e funcionários é um dos mais bem treinados do Brasil, no quesito horas de treinamento por funcionário.

Concentração geográfica: A empresa possui uma concentração geográfica na região sul do país, em especial nas cidades do interior. Essa preferência geográfica confere uma vantagem competitiva para a Grazziotin. Poder atuar em regiões que não chamam a atenção dos grandes players do varejo, é uma grande estratégia, devido a uma dinâmica competitiva mais amigável. Essa tática parece ser muito eficaz, visto que Sam Walton, fundador do Walmart, começou sua trajetória exatamente dessa forma.

Foco no lucro: A gestão da Companhia tem também como estratégia não manter lojas que não geram lucros operando. Dessa forma, quando uma loja da rede é inaugurada, após estudos e análises da região e do ponto comercial, caso a mesma, após um período inicial de maturação, não gere resultados satisfatórios, a Grazziotin não irá pestanejar em encerrar as operações da mesma.

Riscos

A alocação de capital: Certamente a diversificação é um quesito importante, contudo é preciso de boa gestão para dominar cada setor. O varejo demanda de caixa para financiamento de clientes, seja para compras a prazo ou empréstimos pessoais. Tendo em vista os últimos balanços da empresa, a opção por descapitalizar-se com a compra de outros modelos de negócio, pode elevar seus níveis de risco.

Centro de distribuição: quase todos os produtos circulam pela central de distribuição que fica na sede da companhia. Isso significa que caso um acidente ocorra lá, a empresa pode ser bastante impactada.

Setor de atuação: como varejista, a companhia depende de forma relevante da economia. O setor é cíclico e mais de 80% das lojas estão situadas no estado do Rio Grande do Sul. Portanto um agravamento da situação fiscal do estado pode prejudicar os resultados operacionais da empresa.

Concorrência Versus Modelo de negócio

Comparando algumas empresas concorrentes do setor em que a Grazziotin atua, temos: Guararapes, Riachuelo, Lojas Renner, Marisa e Hering.

Entre essas concorrentes, há um componente em que a Grazziotin não está em linha, a localização em cidades grandes. Essa peculiaridade de localizar suas lojas, em cidades pequenas, considerando que o Grupo seleciona como cidades elegíveis a partir de 15 mil habitantes, pode destoar da forte competitividade entre as grandes varejistas.

Sendo assim, a consequência desta estratégia, faz com que a concorrência esteja entre pequenos comerciantes, que se caracterizam por ter uma gestão pouco profissional, baixa escala, incapaz de financiar clientes e sem poder de barganha entre os fornecedores.

Padrões

Além de ser uma excelente empresa, conservadora e que gera resultados, a mesma também possui padrões atrativos de resultados relacionados com suas cotações.

Fonte: Balanços Grazziotin

Percebemos claramente o quão forte é o 4T para a Grazziotin, e isso também se aplica à suas cotações, conforme podemos observar em seguida.

Fonte: Trading View

Fonte: TradingView

Neste ano, o período que antecede a apresentação do quarto trimestre repercutiu em alta de 46,76% no preço das ações.

Fonte: Trading View

Neste trimestre seguinte, que faz referência ao período que antecede o 4T17, ou seja, à época de apresentação do resultado (geralmente entre os meses de fevereiro e março) também tivemos a valorização de 18,23% das ações.

Fonte: Trading View

E no último trimestre apresentado, o período que antecede o 4T18, também repercutiu em alta de 24,25% no preço dos ativos.

Conclusão

OGrupo Grazziotin ainda não é muito conhecido, apesar de ter aberto capital na década de 70. A liquidez do ativo (das ações) é baixa, principalmente se comparada com seus pares do setor de varejo, tornando assim um risco para qualquer investidor. Ou, ao mesmo tempo, uma oportunidade para quem está disposto ao risco, pois qualquer elevação de volume pode repercutir forte nos preços das ações da empresa.

A baixa liquidez, inibe fundos de investimentos grandes em montarem uma posição na empresa. O que torna uma vantagem para investidores pessoa física que não demandam de tanto volume operacional para comprar ou vender o ativo.

O varejo e o setor agrícola estão diretamente ligados ao consumo e nosso atual cenário está propício para contribuir nas empresas que atuam nestes setores. Portanto, a Grazziotin tem tudo para absorver estes resultados.

O fato de a empresa ser pouco conhecida pode inibir alguns resultados. Analistas não costumam comentar sobre a empresa e sim sobre o setor em que atua. Logicamente os investimentos são cíclicos e resultados aparecem, qualquer movimento mais aparente ou iniciativa da empresa em se expor ao mercado pode ter seus reflexos.

Notícia de última hora!

Ontem (22/01), a Grazziotin divulgou Fato Relevante informando que foi atendido o pedido de habilitação de crédito para utilização dos valores relativos ao processo de PIS e COFINS no valor de R$ 23.520.847,43. Confira o documento aqui.

Este valor é relevante, pois representa um acréscimo de aproximadamente 100% do resultado do quarto trimestre do último ano (4T18). Com isso, ele pode ser utilizado para estratégias de crescimento da empresa ou retornado ao acionista em forma de Proventos.


Nosso objetivo aqui é levar a transparência em primeiro lugar.

Não existe investimento errado, o errado é investir em algo que não se conhece. Dar certo ou não faz parte do risco que se aceitou quanto ao investimento.

Projeto Verão #4

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Retornos passados não são garantia de ganhos futuros; investimentos envolvem riscos e podem ensejar perdas, inclusive da totalidade do capital investido; percentuais prospectivos refletem apenas a opinião do autor, com base em informações disponíveis na época e consideradas confiáveis.

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