O comércio eletrônico brasileiro segue sendo transformado pela ascensão dos e-commerces asiáticos, com destaque para a Temu (PDD; Nasdaq). De acordo com o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, a plataforma chinesa teve um grande impacto no setor de importados. O segmento do varejo eletrônico foi a que mais cresceu no último ano, ccom 134 milhões de novos visitantes em 2024.

Em 2024 foi registrado um aumento de 68% nos acessos no último anoa maior taxa entre os setores, na frente de Presente e Flores (26%) e Farmácia e Saúde (7%). Em janeiro de 2024, a categoria contabilizava 197 milhões de visitas mensais; um ano depois, esse número saltou para 331 milhões – também houve crescimento mensal, um avanço de 15% em relação a dezembro de 2024, ficando atrás da alta sazonal na área de Educação ( 30%).

A grande responsável por essa expansão, contribui com 92% da alta do setor. No comparativo anual, o efeito Temu se destaca ainda mais. A plataforma chinesa, que chegou ao Brasil em maio de 2024, registrou um aumento de 11.000% em seu tráfego em um ano – saindo de 1,2 milhão de visitas para impressionantes 142,9 milhões em janeiro de 2025.

(Fonte: Relatório Setores do E-commerce no Brasil/2025)

A Ásia manda no e-commerce

O domínio dos e-commerces asiáticos no Brasil está cada vez mais consolidado. Desde novembro, Shopee (2º), Temu (4º), Samsung (6º), Shein (8º) e AliExpress (10º)  ocupam metade do ranking dos 10 sites de comércio eletrônico mais visitados do país. 

Juntas, essas plataformas somaram mais de 639 milhões de acessos no mês, representando cerca de 40% do tráfego total do top 10 do e-commerce brasileiro. Entre as gigantes, a Temu segue como protagonista, apresentando um crescimento de 38,5% em apenas um mês – com um acréscimo de 39,5 milhões de visitas em comparação com dezembro de 2024.

(Fonte: Conversion)