E agora, devo voltar a aplicar em poupança?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

As Bolsas de Valores do mundo caíram muito por conta da pandemia do Coronavírus. No Brasil os impactos foram muitos e o medo começou a tomar conta dos investidores grandes e pequenos principalmente.

A Selic (taxa básica da economia) sofreu um novo corte chegando a 3,75%aa. Levando o CDI também ao nível mais baixo da história.

O mundo entrou em recessão e a economia brasileira tem sentido muito os reflexos da crise.

Como ficam os investimentos nesse momento? A poupança voltou a ser uma boa opção? Quais são as opções de investimentos que podem trazer resultados positivos, mas sem risco de perdas?

Para começo de conversa é preciso ter em mente quais são seus objetivos ao investir. Por exemplo montar uma reserva estratégica, muito conhecida como reserva de emergência. Ou poupar para realizar o sonho da casa própria. Ou ainda para ingressar no mundo dos investimentos e montar uma carteira ideal.

A poupança rende hoje 70% da taxa Selic, ou seja aproximadamente 2,6% ao ano. Perdendo para a inflação e deixando de ser um investimento atrativo em termos de rentabilidade. Contudo, alguns especialistas avaliam que a poupança continua sendo um bom investimento em algumas situações:

  • Para quem guarda dinheiro em casa;
  • Para quem quer ter um fundo para reserva de emergência;
  • Para investimentos mantidos na chamada poupança antiga (depósitos realizados até maio de 2012), cujo rendimento permanece em 6,17% ao ano.

Porém se o seu perfil é conservador e você tem aversão a risco, existem outras opções de investimentos que podem lhe trazer uma rentabilidade melhor.

Ativos de renda fixa são recomendados para todo o perfil de investidor, pois é muito importante manter uma carteira diversificada.

Existem opções como CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) que são títulos privados emitidos por bancos públicos e privados e corretoras de investimentos. São ativos de baixo risco, com possibilidades de ganhos acima da poupança.

Consulte seu banco e saiba mais sobre as opções de investimentos. Contudo, bancos digitais e corretoras de investimentos podem remunerar melhor, pagando mais que bancos tradicionais e com uma variedade maior de ativos.

Até breve!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Publicidade

Leia também

Destaques da bolsa ativos durante o pregão - das 10h as 17h - Fonte: Google Finance - delay aprox. de 20 min.

*Dados inativos fora do horário do pregão.

Nossa missão é ajudar você a investir melhor com uma variedade de conteúdos, de diversas fontes. Acreditamos que quanto mais você se informa, melhor você decide!